/

Instagram vai ter “contas de adolescente” com restrições para menores de 16 anos

Rede social anunciou novas contas com controlos parentais melhorados. Nova conta limita quem pode contactar o jovem e o conteúdo que estes consomem. IA vai detetar quem mente sobre a idade. Objetivo é tranquilizar os pais.

O Instagram introduziu um novo tipo de conta para adolescentes, com o objetivo de reforçar o controlo parental e definir definições predefinidas mais rigorosas para proteger os jovens utilizadores.

As alterações, anunciadas pela Meta esta terça-feira, fazem parte dos esforços da plataforma para dar resposta às preocupações com a segurança dos adolescentes, especialmente no que diz respeito a conteúdos sensíveis e interações online.

O que muda?

As novas contas para adolescentes exigirão a autorização dos pais para que os utilizadores com menos de 16 anos possam optar por não utilizar as novas restrições, entre as quais limitações ao tipo de mensagens que podem receber e ao conteúdo a que estão expostos.

“Os adolescentes com menos de 16 anos precisam da autorização dos pais para alterar qualquer uma das proteções incorporadas para serem menos rigorosas nas Contas para jovens”, lê-se no comunicado da empresa liderada por Mark Zuckerberg: “As Contas para Jovens limitam quem pode contactar os jovens e o conteúdo que veem, ajudando a garantir que o seu tempo é bem empregue”.

Além disso, os pais poderão monitorizar as pessoas com quem os seus filhos trocam mensagens sem ver o conteúdo das mesmas.

Para proteger ainda mais os jovens utilizadores, o Instagram planeia utilizar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para detetar adolescentes que possam estar a mentir sobre a sua idade, transferindo-os para as novas contas de adolescentes.

O Instagram sublinha que o objetivo é proporcionar tranquilidade aos pais, garantindo que os seus filhos adolescentes estão bem protegidos.

O desenvolvimento surge numa altura em que a legislação relacionada com a segurança infantil online, como a Kids Online Safety Act (KOSA), ganha força no Congresso dos EUA. Além disso, a Lei do Código de Design Adequado à Idade da Califórnia propõe proteções de privacidade de dados semelhantes para menores.

As novas funcionalidades da conta são menos rigorosas para os adolescentes mais velhos, permitindo-lhes ter mais controlo sobre as definições sem o consentimento dos pais.

O Instagram planeia lançar estas contas de adolescentes a nível global, com os utilizadores atuais em países selecionados, incluindo os EUA e o Reino Unido, a verem as alterações no prazo de 60 dias.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.