Médicos suíços realizaram com sucesso uma cirurgia remota num porco que se encontrava a 9.300 quilómetros de distância, em Hong Kong.
Utilizando um comando de PlayStation, os cirurgiões da ETH Zurich fizeram uma endoscopia ao porco sedado, marcando um passo significativo em direção à possibilidade de cirurgias à distância em seres humanos em áreas onde não existam conhecimentos médicos locais.
As cirurgias à distância não são algo completamente novo – muitos procedimentos médicos comuns, como as colonoscopias, já envolvem médicos que utilizam câmaras e instrumentos. A inovação neste caso consiste em alargar este conceito a outros continentes, provando que, se as imagens da câmara e as instruções em tempo real podem ser transmitidas dentro de uma sala, também podem funcionar a grandes distâncias.
A experiência usou um sistema robótico emparelhado com um endoscópio magnético em Hong Kong, ligado a uma consola de controlo em Zurique, permitindo a transferência de dados em tempo real. O cirurgião suíço conduziu a operação utilizando um comando Move da PlayStation 3. De acordo com o New Atlas, noutras demonstrações, os cientistas parecem ter utilizado um comando da PlayStation 5.
Apesar da enorme distância, a latência – o atraso entre a entrada do cirurgião e a resposta do robô – foi mantida abaixo dos 300 milissegundos, garantindo que o procedimento pudesse ser levado a cabo com precisão quase em tempo real.
Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista Advanced Intelligent Systems.
O sucesso desta cirurgia à distância num animal vivo abre caminho a procedimentos semelhantes em seres humanos. Os cirurgiões já utilizam robôs para aumentar a precisão em operações complexas, nomeadamente em órgãos delicados como o coração e os olhos.