Uma equipa de cientistas criou uma nova aplicação gratuita que permite, através de exercícios de atenção plena, alcançar um estilo de vida mais saudável e melhorar a saúde mental — em apenas dez minutos.
Num novo estudo, publicado a semana passada no British Journal of Health Psychology, 1247 adultos de 91 países dedicaram 30 dias a utilizar a aplicação Medito.
Os investigadores pediram aos participantes, a maioria dos quais sem experiência em mindfulness, que completassem apenas dez minutos de prática diária. As sessões incluíam exercícios de relaxamento, exames corporais, respiração concentrada e autorreflexão.
“As práticas diárias e curtas de atenção plena podem oferecer benefícios, tornando-a uma ferramenta simples mas poderosa para melhorar a saúde mental”, salienta a autora principal do estudo, Masha Remskar.
Segundo o Study Finds, os participantes que concluíram o programa registaram uma redução de 19,2% nos sintomas de depressão, em comparação com o grupo de controlo, uma melhoria de 6,9% no bem-estar e uma diminuição de 12,6% na ansiedade.
Além disso, os utilizadores da aplicação revelaram atitudes mais positivas em relação à manutenção da saúde (7,1% mais elevadas do que o grupo de controlo) e intenções mais fortes de cuidar da sua saúde (6,5% mais elevadas).
Nos inquéritos de acompanhamento realizados 30 dias após o fim da intervenção, os participantes continuaram a referir uma melhoria do bem-estar, uma redução dos sintomas de depressão e uma melhor qualidade do sono, em comparação com o grupo de controlo.
“É entusiasmante ver que uma intervenção tão ligeira, acessível e com potencial para chegar a uma grande audiência pode ter um impacto em comportamentos de estilo de vida saudáveis”, diz o coautor do estudo, Max Western.
“É ainda mais encorajador o facto de estes benefícios se manterem após o fim do curso de atenção plena, o que sugere que esta prática pode ajudar a criar hábitos sustentáveis”, acrescenta.
A tecnologia digital parece ser a chave que faltava para ajudar as pessoas a integrarem técnicas comportamentais e psicológicas nas suas vidas, da forma que lhes convém.
Esta investigação abre assim novos caminhos para explorar a forma como a atenção plena pode ser utilizada para promover uma vida mais saudável. Bastam apenas minutos para melhorar a sua saúde e cultivar hábitos mais saudáveis.