O regresso às aulas pode ser um período stressante para as crianças, mas há formas de os pais poderem garantir uma transição calma.
A passagem das férias de verão para o regresso à escola pode ser difícil para as crianças e as suas famílias. Para além de se ajustarem a novas rotinas, a transição exige que se lide com uma mistura de emoções.
Enquanto algumas crianças podem sentir-se entusiasmadas com os novos professores e colegas, outras podem sentir ansiedade, tristeza ou incerteza em relação ao ano letivo que se aproxima. Aqui estão cinco estratégias para tornar a transição mais suave.
1. Ouça o seu filho
Ouça as preocupações do seu filho relativamente a esta transição e valide os seus sentimentos. Algumas crianças são óptimas a comunicar os seus sentimentos e a falar sobre eles, mas outras podem precisar que lhes pergunte especificamente como se sentem em relação à transição de regresso à escola.
É útil assegurar-lhes que a maioria dos alunos, e até mesmo os professores, estão a passar por alguns dos mesmos sentimentos. Diga ao seu filho que não há problema em ter uma mistura de emoções; é possível estar entusiasmado, nervoso e triste ao mesmo tempo. A investigação tem demonstrado a importância de ouvir as crianças, mesmo em tenra idade, porque elas são os especialistas nas suas próprias vidas.
2. Discuta a nova rotina
Fale sobre como será a nova rotina para toda a família. Com atividades pós-escolares e a alteração dos horários de trabalho, pode parecer um pouco diferente todos os dias. Conversar sobre a nova rotina faz com que as crianças se lembrem de como será o dia e define as expetativas em conformidade.
Isto retira alguma da incerteza da equação, o que pode ser reconfortante durante um período de transição. A investigação demonstrou a importância da estabilidade para a aprendizagem infantil e o sucesso académico.
3. Planear com antecedência
Planear com antecedência em termos logísticos ajudará o seu filho a preparar-se mentalmente para esta transição. Por exemplo, se se tratar de um novo ambiente escolar para o seu filho, vá a uma visita aberta ou marque uma visita guiada. Mesmo que a sala de aula não esteja aberta, o facto de poderem entrar no edifício ajudá-los-á a sentirem-se mais à vontade.
Verifique com o seu filho se todas as leituras e trabalhos de verão foram concluídos para que ele esteja preparado para as aulas. Se for útil um apoio académico adicional, tenha em vista um apoio de tutoria.
Para que o primeiro dia decorra sem problemas, escolha as roupas na noite anterior e faça as malas. Isto facilita uma manhã tranquila para que todos possam começar o dia com uma nota positiva. Quando as crianças começam o dia stressadas e sobrecarregadas, pode ser difícil para elas afastar esse sentimento. A investigação demonstrou que a ansiedade pode levar a que os adolescentes passem mais tempo acordados e durmam menos.
4. Instilar confiança
Instilar confiança no seu filho para que ele se sinta capacitado e desenvolva um sentido positivo de si próprio. Certifique-se de que fala com o seu filho de uma forma positiva e realça os seus pontos fortes. Isto ajuda as crianças a sentirem-se mais confiantes para enfrentar o novo ano letivo.
A investigação demonstrou que os alunos que praticam o diálogo interno positivo apresentam um melhor desempenho académico. Incutir a prática da conversa interna positiva nas crianças cultiva a mentalidade de que podem ultrapassar os desafios numa idade precoce.
Dar espaço ao seu filho para fazer escolhas em relação à sua autoimagem – por exemplo, as roupas que veste e o penteado que dá ao cabelo – também o ajuda a sentir-se mais forte e melhora a autoestima. Uma autoestima elevada está diretamente relacionada com o sucesso futuro na vida, quer se trate das suas relações, carreiras ou funcionamento geral.
Dar um passo atrás como pai ou mãe pode ser difícil, mas é uma parte natural do processo de criação dos filhos.
5. Procure apoio quando necessário
A mudança leva tempo a adaptar-se. Se o seu filho estiver a ter dificuldade em adaptar-se após três ou quatro semanas, poderá ser útil considerar a possibilidade de lhe dar apoio adicional. Este pode incluir o conselheiro de adaptação da escola, o conselheiro de orientação ou um terapeuta individual.
ZAP // The Conversation