Daniel Sousa foi despedido do comando técnico do Sporting de Braga e tornou-se o primeiro treinador a ser despedido à primeira jornada no próprio dia. Carlos Carvalhal deverá ser o sucessor.
Os despedimentos precoces de treinadores em Portugal já são coisa comum.
Tal como na época passa e pela quarta vez neste século, esse cenário deu-se logo ao fim da primeira jornada.
Daniel Sousa do SCBraga foi despedido após o empate caseiro diante o Estrela da Amadora (1-1).
“O Sporting de Braga informa que Daniel Sousa já não é o treinador da equipa principal, com efeito imediato. Com ele deixam também o clube os adjuntos Francisco Matos, Maxi Pereira, Ricardo Ribeiro, Abel Pimenta, Carlos Gomes e Miguel Bastos”, anunciaram os bracarenses, em comunicado.
“O Sporting de Braga agradece a Daniel Sousa e à sua equipa técnica a dedicação e empenho dedicados ao clube nos últimos meses. O nome do novo treinador do Sporting de Braga será oficializado em tempo oportuno”, pode ler-se.
Daniel Sousa junta-se assim a Moreno (Vitória SC, 2023/24), Fernando Santos (Benfica, 2007/08) e Manuel Fernandes (Penafiel, 2004/05) no lote de treinadores que saíram à primeira jornada neste século.
A diferença está num recorde
Apesar de não ser caso único na lista de treinadores despedidos ao fim da primeira jornada, Daniel Sousa foi o único a ser despedido no próprio dia.
Só que, na realidade, este ano os despedimentos de treinadores começaram ainda antes do arranque do campeonato.
Tozé Marreco deixou o comando técnico do Gil Vicente na quinta-feira, dois dias antes da estreia dos gilistas no campeonato.
De acordo com A Bola, incompatibilidades na construção do plantel terão estado na base desta decisão.
Já quanto a Daniel Sousa, ainda não há uma explicação oficial a explicar as motivações que levaram ao seu despedimento, mas sabe-se, no entanto, que António Salvador estava descontente com o desempenho da equipa desde o empate frente ao Servette, na última quinta-feita, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga Eurota
Haverá sempre um Carvalhal
De acordo com o Zerozero, o homem que vai render Daniel Sousa no comando técnico do SC Braga será o já bem conhecido dos arsenalistas Carlos Carvalhal.
A confirmar-se, será a terceira passagem (enquanto treinador) no clube da terra que o viu nascer.