Carrega o telemóvel várias vezes por dia? Pode ter vícios “involuntários” que estão a prejudicar a eficiência do dispositivo.
A (pouca) duração das baterias do telemóvel são ainda o ponto fraco destes dispositivos.
No caso dos iPhones, as suas baterias de iões de lítio enfrentam críticas pela degradação comum ao longo do tempo, que faz reduzir para 80% a carga que um telefone pode suportar.
Como explica o Daily Mail, apesar de a utilização do iPhone esgotar – naturalmente – a bateria, na maioria das vezes são outras funcionalidades e vícios comuns que estão prejudicam sistema.
O mesmo jornal apresentou três truques que, no caso específicos dos iPhones, podem aumentar a capacidade da bateria do seu telefone em até 50%.
Cortar nas notificações
Desde logo, é aconselhável reduzir o número de aplicações com as quais recebe notificações que acendem o ecrã.
As notificações constantes não só são distrativas, mas também consomem bateria cada vez que iluminam o ecrã do dispositivo.
Para poupar energia, pode desativar os alertas de aplicações menos usadas nas definições de notificações.
Desligar a localização
Desativar os serviços de localização quando não estão em uso é outra medida eficaz.
Por exemplo, aplicações como o Google Maps ou Waze utilizam o GPS, que é um grande consumidor de energia, especialmente se a aplicação estiver a tentar obter uma localização precisa.
Desligar os serviços de localização nas definições de privacidade e segurança pode reduzir significativamente o consumo de bateria.
Não fechar aplicações
Por último, vamos desmistificar um mito.
Evite fechar constantemente as aplicações em segundo plano.
Contrariamente à crença popular, fechar e reabrir aplicações consome mais energia do que deixá-las suspensas em segundo plano.
Além dos conselhos acima referidos, também se recomenda a eliminação de aplicações não utilizadas e de ficheiros grandes. Tudo isso que ocupa espaço desnecessário no telemóvel e prejudica não só a eficiência da bateria como a vida útil do dispositivo.
O espaço de armazenamento só interfere (indiretamente) com a bateria quando o espaço livre se torna tão baixo que o sistema tem que trabalhar mais a fazer garbage collection.