O fenómeno natural ocorreu na província meridional argentina da Terra do Fogo, que nos últimos dias registou temperaturas entre os -10 e os -13.º C.
As ondas do mar congelaram devido ao frio extremo na província de Terra do Fogo, no sul da Argentina.
O fenómeno natural ocorreu perto da baía de San Sebastian, no norte da jurisdição, e surpreendeu os habitantes locais, que não hesitaram em captar imagens do momento que se tornaram virais na Internet.
Segundo as autoridades meteorológicas, o congelamento deveu-se a uma combinação de temperaturas extremamente baixas e condições climatéricas particularmente favoráveis à formação de gelo marinho.
Entre segunda e terça-feira, a cidade de San Sebastian registou temperaturas mínimas entre -10 e -13 ºC.
WATCH: An extraordinary event occurred this Tuesday in Tierra del Fuego when the extreme cold temperatures impacting Patagonia caused the sea to freeze in the San Sebastián area, north of Río Grande. pic.twitter.com/yNbkFJ0oAf
— Insider Corner (@insiderscorner) June 26, 2024
“Na Terra do Fogo, as temperaturas foram muito baixas, o que é comum quando há uma entrada de ar frio”, disse aos jornalistas Cindy Fernandez, do Serviço Meteorológico Nacional.
“O que aconteceu é que a temperatura estava numa faixa pequena, que é o que a água precisa para congelar, combinada com o facto de que havia pouco vento e as ondas estavam a mover-se”, explicou.
A região da Patagónia está a viver um dos invernos mais frios e com mais nevões das últimas décadas, com fenómenos meteorológicos que não se viam há muito tempo, em contraste com a situação no centro e no norte do país, que registaram temperaturas acima da média.
A Terra do Fogo, oficialmente denominada “Província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul”, é a província mais austral da Argentina. Composta pelo arquipélago homónimo, separa-se do continente sul-americano pelo Estreito de Magalhães e é circundada pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste.
Ushuaia, a capital provincial, é frequentemente citada como a cidade mais austral do mundo, servindo de ponto de partida para expedições à Antártida.
A região é famosa pela sua fauna diversa, que inclui espécies como o raposa-da-terra-do-fogo e o castor, este último introduzido no século XX.
ZAP // RT