/

Até as ondas do mar congelam: frio extremo na Terra do Fogo

NASA Terra-Modis

Terra do Fogo, Argentina.

O fenómeno natural ocorreu na província meridional argentina da Terra do Fogo, que nos últimos dias registou temperaturas entre os -10 e os -13.º C.

As ondas do mar congelaram devido ao frio extremo na província de Terra do Fogo, no sul da Argentina.

O fenómeno natural ocorreu perto da baía de San Sebastian, no norte da jurisdição, e surpreendeu os habitantes locais, que não hesitaram em captar imagens do momento que se tornaram virais na Internet.

Segundo as autoridades meteorológicas, o congelamento deveu-se a uma combinação de temperaturas extremamente baixas e condições climatéricas particularmente favoráveis à formação de gelo marinho.

Entre segunda e terça-feira, a cidade de San Sebastian registou temperaturas mínimas entre -10 e -13 ºC.

 

 

“Na Terra do Fogo, as temperaturas foram muito baixas, o que é comum quando há uma entrada de ar frio”, disse aos jornalistas Cindy Fernandez, do Serviço Meteorológico Nacional.

“O que aconteceu é que a temperatura estava numa faixa pequena, que é o que a água precisa para congelar, combinada com o facto de que havia pouco vento e as ondas estavam a mover-se”, explicou.

A região da Patagónia está a viver um dos invernos mais frios e com mais nevões das últimas décadas, com fenómenos meteorológicos que não se viam há muito tempo, em contraste com a situação no centro e no norte do país, que registaram temperaturas acima da média.

A Terra do Fogo, oficialmente denominada “Província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul”, é a província mais austral da Argentina. Composta pelo arquipélago homónimo, separa-se do continente sul-americano pelo Estreito de Magalhães e é circundada pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste.

Ushuaia, a capital provincial, é frequentemente citada como a cidade mais austral do mundo, servindo de ponto de partida para expedições à Antártida.

A região é famosa pela sua fauna diversa, que inclui espécies como o raposa-da-terra-do-fogo e o castor, este último introduzido no século XX.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.