Uma equipa de arqueólogos acredita ter descoberto as ruínas da cidade perdida de Tu’am, do século VI, durante escavações na região de Umm AI Quwain, nos Emirados Árabes Unidos.
As ruínas foram descobertas na ilha de AI Sinniyah, que faz parte de um conjunto de pequenas ilhas na parte ocidental da península de Khor AI Bidiyah.
Segundo o Heritage Daily, os investigadores encontraram evidências de uma povoação de maiores dimensões, cujos primeiros sinais de ocupação remontam ao século IV d.C. e a atingem o seu pico no século V ou VI.
Os arqueólogos utilizaram métodos como a datação por radiocarbono e paleografia para fundamentar o seu trabalho, através dos quais identificaram os restos de “cortiços” ancestrais — grandes edifícios com unidades residenciais aglomeradas, em torno de ruelas estreitas.
Estas evidências apontam para uma sofisticada povoação de milhares de pessoas, semi-urbanizada e com um sistema de classes sociais.
“Este ano, as escavações prosseguiram no extremo sul da cidade piscatória de Pérola, para compreendermos melhor a disposição dos edifícios e documentar as suas estruturas arqueológicas”, afirma Rania Hussein Kannouma, diretora do Departamento de Turismo e Arqueologia dos EAU, em comunicado.
A povoação foi inicialmente fundada com cabanas de pedra rodeadas de conchas de ostras deitadas fora. Posteriormente, devido ao comércio de pérolas, surgiram com casas maiores, com pátios luxuosos para os comerciantes mais ricos.
O aumento da dimensão dos edifícios indicia a forma como um grande número de trabalhadores foi afluindo à povoação.
Foram também encontradas grandes quantidades de jarras de vinho, espinhas de peixe e frascos com inscrições na antiga língua aramaica, o que aponta para um nível sofisticado de comércio.
A descoberta lança luz sobre a história pré-islâmica da região. A cidade teria sido chamada To’me em aramaico e Tu’am em árabe, que significa gémeos.
Apesar de os investigadores não terem encontrado provas definitivas, como uma inscrição com o nome da cidade, não foram encontradas outras povoações importantes datadas deste período na região, o que reforça a ideia que se possa tratar de Tu’am.