Novo transporte público: é um serviço de transporte a pedido, complementar ao transporte público. Não é para todos.
O Porto vai ter, a partir desta quarta-feira, um novo transporte público. Diferente do que estamos habituados.
A “revolução na mobilidade”, como descreve o Porto Canal, é um projecto-piloto que se vai prolongar por seis meses.
O serviço da STCP chama-se +perto e apresenta-se como um novo serviço que liga os portuenses à rede de transportes públicos da cidade.
Na prática, é um táxi que faz ligação entre pontos já definidos. A viagem é, no máximo, de 2,5 quilómetros e custa apenas 1 euro.
É um serviço de transporte a pedido, complementar ao transporte público – mas não é para todos.
O transporte será apenas para residentes no Porto e titulares do Cartão Porto. No início da viagem, o utilizador tem de apresentar esse cartão.
Em cada viagem pode ir um máximo de três pessoas.
Não há horários fixos. A reserva da viagem pode ser feira até 4 horas antes da data e período horário pretendido.
A ideia, apoiada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, é “assegurar que a rede de transporte chega a zonas onde, por razões que se prendem com a largura da via e a dimensão do autocarro, é impossível o seu acesso, mas onde existe procura potencial”.
Ou seja, levar o transporte público a locais da cidade onde não passa nenhum autocarro STCP.
Os 50 locais onde este serviço se vai verificar estão disponíveis no portal +perto.
É muito positivo esta conquista de transporte, agora, criada para os utentes de Serviço Público,no Porto. Obrigada ☺️
Para pagar o Coliseu os outros municípios já são “Porto”, mas para pagar mais para as usar já é outra história…