Há três frases que podem ser decisivas na hora do recrutador escolher a quem vai dar o emprego.
Impressionar um potencial empregador durante uma entrevista de emprego requer uma mistura de entusiasmo, autenticidade e a abordagem certa para destacar as suas habilidades e experiências.
Nolan Church, ex-recrutador da Google e CEO da FairComp, dá pistas valiosas sobre o que fazer e o que evitar
“Trabalho demasiado”
Se o entrevistador lhe perguntar algo em que pode melhorar, declarações desgastadas como “trabalho demasiado” ou “sou um perfecionista” podem parecer desonestas. Church adverte contra o uso destes clichês, sugerindo que eles fazem os candidatos parecerem inautênticos e são vistos como uma forma de mascar um auto-elogio numa auto-crítica.
“Quando se faz isso, a percepção é que “só dizes tretas”, diz Church. “Eles podem pensar que não está a ser honesto sobre quem é como pessoa ou que realmente pensa que não pode melhorar como trabalhador”, aponta, citado pela CNBC.
Em vez disto, o recrutador recomenda partilhar um exemplo de um erro passado, o que foi aprendido com ele e como contribuiu para o seu desenvolvimento profissional.
Atirar a culpa a ex-empregadores
Comentários negativos sobre colegas ou empregadores anteriores também são desencorajados. Tais observações podem refletir negativamente no seu caráter, sugerindo uma falta de responsabilidade. É importante demonstrar humildade e a vontade de assumir erros passados, indicando que está aberto a aprender e melhorar, e que não acha que fez tudo de forma perfeita.
“Nós quermos trabalhar com pessoas que tenham autoconsciência para saber quando erraram e atualizar os seus próprios modelos mentais para consertar isso”, recomenda Church.
“Não sei”
Um dos conselhos mais críticos de Church é evitar terminar conversas com “não sei”. Esta resposta pode encerrar discussões e sugerir uma relutância em enfrentar desafios.
Em vez disso, os candidatos, especialmente aqueles no início de suas carreiras que podem não ter muita experiência, devem expressar a vontade de aprender e hipotetizar possíveis soluções para problemas apresentados durante a entrevista. “Não há problema em dizer: ‘não sei, mas eis como eu descobriria’”, aponta.
A chave para uma entrevista de sucesso reside em mostrar que é capaz de crescer com a empresa, assumir responsabilidade pelas suas ações e ser proativo na resolução de problemas.
Ao evitar estas armadilhas comuns e adotando uma abordagem mais reflexiva e autêntica, os candidatos podem melhorar significativamente as suas probabilidades de causar uma impressão positiva nos potenciais empregadores.