Com 177 metros de altura, afamosa Torre da BT, em Londres, está prestes a embarcar numa nova jornada à medida que transita de um marco de telecomunicações para um hotel de luxo.
O Grupo BT anunciou esta semana ter chegado a acordo para a venda da sua icónica torre, por 275 milhões de libras (cerca de 322 milhões de euros) à norte-americana MCR Hotels.
Segundo a New Atlas, a torre irá assim deixar de ser um símbolo da multinacional de telecomunicações britânica, para se transformar num hotel.
Embora os detalhes específicos da metamorfose ainda não tenham sido totalmente divulgados, a MCR Hotels anunciou planos para converter o edifício num espaço de alojamento de luxo, assegurando que o seu caráter distintivo vai ser preservado.
“Estamos entusiasmados por poder revitalizar a Torre BT, num processo que irá envolver a comunidade local e honrar o património do edifício no processo, adiantou Thomas Heatherwick, fundador do conceituado gabinete de arquitetura britânico Heatherwick Studio, que foi encarregado do design do novo hotel.
Originalmente conhecida como Torre dos Correios e inaugurada pelo Primeiro-Ministro Harold Wilson em 1965, a Torre BT tornou-se o edifício mais alto da capital britânica até 1980, ano em que cedeu o lugar à Torre NatWest, com os seus 183 metros de altura.
A icónica torre desempenhou um papel crucial na rede de telecomunicações do Reino Unido, tendo sido responsável por lidar com milhares de chamadas telefónicas e distribuir canais de televisão.
Curiosamente, apesar da sua proeminência, a localização da torre era até ao final dos anos 1980 omitida dos mapas ao abrigo do Official Secrets Act do Reino Unido, embora dificilmente fosse um segredo para o público.
A torre testemunhou vários momentos históricos e hospedou celebridades no seu restaurante giratório durante os anos 60.
No entanto, foi encerrada ao público nos anos 70, após um ataque à bomba reivindicado pelo IRA e na sequência de crescentes preocupações de segurança. Desde então, tem sido usada principalmente para eventos corporativos e de caridade.
A venda da torre enquadra-se na atual estratégia do Grupo BT de consolidar o seu portfólio de propriedades, simplificar as suas operações e reduzir custos. A empresa britânica tinha já vendido em 2019.
A transformação da torre de telecomunicações em hotel, cuja data de conclusão ainda não foi anunciada, vai mudar a paisagem arquitetónica e cultural de Londres — não tanto, claro, como o imaginaram os imortais Goodies na década de 1970.