Maioria dos carros entregues nos centros de abate em Portugal foi produzida no século passado.
Mais de 100 mil carros foram abatidos em Portugal, ao longo do ano passado.
Número concreto: 101.315 viaturas. É uma descida de 7,5% em relação a 2022.
A contabilidade partilhada pelo Correio da Manhã é da Valorcar, empresa que tem quase 400 centros de abate.
Em média, os carros para abate foram produzidos há pouco mais de 24 anos (aí o número aumentou três meses). Ou seja, a maioria é do século passado.
O modelo que aparece mais (7,7% do total) nos centros de abate é o Opel Corsa. Seguem-se Renault Clio (7,3%) e Fiat Punto (5,7%).
Em relação a marcas no geral, a que lidera é a Renault (16,6%), à frente de Opel (13,5%) e Fiat (9,1%).
No ano passado o modelo mais antigo entregue para abate foi um Wolseley 15/50, de 1956.
Para 2024 o número de veículos entregues deve ser maior: há um incentivo previsto no Orçamento do Estado para abate de carros anteriores a 2007. Serão 129 milhões de euros que devem ajudar 45 mil proprietários.