Afinal, as palhinhas de papel também são um problema

A suposta alternativa ecológica ao plástico tem um impacto ambiental que não é o que muitos pensavam. Cuidado com as PFAS.

Quem nunca ficou convencido com a transição de palhinhas de plástico para palhinhas de papel, agora tem mais um argumento para aumentar a sua desconfiança.

Um estudo recente levanta preocupações sobre o impacto ambiental das palhinhas de papel, que eram consideradas uma alternativa ecológica ao plástico.

Os cientistas descobriram que as palhinhas de papel, juntamente com alguns outros materiais ‘ecológicos’, têm substâncias perfluoroalquiladas​ – conhecidas como PFAS, ou como produtos “químicos eternos” por terem um prolongado tempo de degradação.

Estes químicos, encontrados em quase todos os materiais de palhinhas testados, exceto aço inoxidável, representam riscos ambientais e para a saúde.

PFAS são um grupo de químicos sintéticos usados em vários produtos pela sua durabilidade e resistência à água, óleo e calor. No entanto, certos PFAS podem ser tóxicos em altas concentrações e acumulam-se no ambiente e em organismos vivos.

Apesar da baixa concentração de PFAS encontrada em palhinhas de papel, a sua utilização generalizada e dificuldade em decompor-se levantam preocupações sobre os efeitos ambientais e de saúde a longo prazo.

O estudo analisou 39 marcas de palhinhas feitas dos materiais papel, plástico, vidro, bambu e aço inoxidável, utilizando espectrometria de massa de alta resolução para detetar 29 diferentes PFAS.

Essas substâncias perigosas estavam presentes em quase todas as palhinhas de papel e também foram detetados em palhinhas de plástico, vidro e bambu, descreve o portal Science Alert.

O PFAS mais vezes encontrado, ácido perfluorooctanóico (PFOA), foi proibido na maioria dos países desde 2020 devido aos seus efeitos prejudiciais no desenvolvimento e reprodução dos animais.

A equipa de cientistas destaca o efeito cumulativo dos PFAS, que podem aumentar a carga química do corpo mesmo em pequenas quantidades. A persistência destes químicos significa que eles podem espalhar-se através da reciclagem, aterros ou incineração, contaminando novos produtos, solo ou ar.

Sendo assim, sugere-se outra alternativa: palhinhas de aço inoxidável ou… acabar com as palhinhas, deixar de usá-las.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.