Dispositivo descrito como “artilharia militar inerte” pertence à Marinha dos EUA e já foi removido pela Força Aérea. É muito raro equipamento militar — especialmente bombas — darem à costa nos EUA.
Na véspera da Passagem de Ano, uma bomba, que remete à Segunda Guerra Mundial, foi encontrada em Pajaro Dunes, ao largo da costa da Califórnia.
O dispositivo, encontrado depois das tempestades que assombraram o Oceano pacífico nos últimos dias, é uma bomba de treino da Marinha dos EUA, mais especificamente do modelo Mk 15, Mod 2, avançou, citado pelo The Independent, um porta-voz da Força Aérea.
A bomba, descrita como uma “artilharia militar inerte” pelo Gabinete do Xerife do Condado de Santa Cruz, foi recolhida da praia por oficiais da Base da Força Aérea de Travis, mas só depois de se garantir que estava livre de materiais explosivos e de as autoridades terem realizado uma inspeção visual no local, bem como um raio-x.
“Como precaução, a nossa equipa de bombas respondeu; considerou-o seguro e removeu-o da praia”, disse o Gabinete do Xerife, em comunicado.
A velha bomba está agora na posse de oficiais da Força Aérea dos EUA e assim permanecerá, para prevenir qualquer possibilidade de preocupações contínuas.
“Atualmente está retido com a Equipa de Eliminação de Explosivos de Travis e permanecerá no local”, concluiu o comunicado.
É muito raro equipamento militar — especialmente bombas — darem à costa nos EUA, apesar de acontecer com mais frequência em países da Europa e Ásia, onde o bombardeamento foi muito mais comum durante os conflitos mundiais.
Um dos casos semelhantes mais recentes aconteceu em praias europeias, onde minas russas não detonadas começaram a dar à costa e a provocar o pânico entre os banhistas.
Minas de Moscovo têm aparecido desde a invasão de fevereiro de 2022 e matam banhistas em Odessa, que já se viu forçada a encerrar as praias temporariamente. Em agosto, uma delas explodiu, num resort na Roménia.
Em 2002, a Equipa de Eliminação de Explosivos da Marinha dos EUA encontrou um campo submarino de munições descartadas ao largo da costa de Oahu, no Havai.
Já em 2020, o exército detonou duas bombas de gravidade da Segunda Guerra Mundial e removeu outras munições no canal entre a Praia de Lanikai e Mokulua Norte em Oahu, de acordo com a Associated Press.