E não foi um filme. Momento curioso no dia da queda de um Governo e da eleição de outro: Donald Tusk é o novo primeiro-ministro da Polónia.
A Polónia virou a nível político, nesta segunda-feira.
Donald Tusk é o novo primeiro-ministro, após eleição confirmada na câmara baixa do Parlamento polaco.
Tusk não venceu as eleições em Outubro. O seu partido, a Plataforma Cívica, ficou no segundo lugar com 31,6% e 163 lugares no Parlamento.
O partido mais votado foi o partido no poder, Lei e Justiça (PiS), com 36,8% dos votos. 200 deputados, num total de 460.
Horas antes o futuro ex-primeiro-ministro Mateusz Morawiecki perdeu, como se esperava, um voto de confiança no Parlamento.
Horas depois, Donald Tusk foi eleito com 248 votos a favor, 201 contra.
Tusk, antigo chefe do Governo e ex-presidente do Conselho Europeu, lidera uma coligação pós-eleitoral de partidos pró-Europa.
Ver o “filme” no cinema
Centenas de polacos escolheram um sítio peculiar para assistir a este dia histórico: o cinema.
Na capital Varsóvia, dois ecrãs gigantes foram instalados numa sala de cinema, para se ver em directo os desenvolvimentos políticos.
E até estavam inscritas milhares de pessoas, disse um organizador citado no canal Euronews.
“Só temos dois ecrãs disponíveis, porque também estamos a mostrar filmes. As pessoas podem vir e ver durante o mês inteiro. Temos a aprovação da Câmara dos Representantes para tornar isto um programa pedagógico”, revelou Michal Marszal.