Presidente da Assembleia da República não fica neutro nas eleições no PS e vai votar em José Luís Carneiro.
Augusto Santos Silva confirmou que prefere ver José Luís Carneiro como próximo secretário-geral do Partido Socialista (PS).
“A minha opção está há muito tomada. Votarei em José Luís Carneiro”, anunciou o presidente da Assembleia da República, numa mensagem escrita.
O presidente da Assembleia da República não fica neutro nas eleições no PS e explica a sua opção, embora não desvalorize “as grandes qualidades do seu adversário” – Pedro Nuno Santos.
“Creio que José Luís Carneiro é o que melhor representa a moderação, a prudência e a capacidade de diálogo tão indispensáveis para combater os populismos”, justificou o socialista.
José Luís Carneiro “é o que mais bem se situa na tradição do PS como um partido da esquerda democrática, com uma linha política própria, aberto aos acordos que sejam necessários, mas sem partir de obsessões frentistas”, continuou Santos Silva.
Tem maior “experiência executiva, no Governo e nas autarquias, onde sempre se notabilizou pela proximidade às pessoas, a ponderação e o sentido de serviço público”.
Manuel Alegre apoia Pedro Nuno
Outra figura do PS, Manuel Alegre, prefere ver Pedro Nuno Santos como sucessor de António Costa.
E deixou um pedido ao ex-ministro: “As desigualdades são terreno fértil para o populismo, para a extrema-direita e, entre nós, para o Chega. Por isso, aquilo que eu te peço é que não te esqueças dessa prioridade e que, na medida das nossas possibilidades financeiras, sem pôr em causa o equilíbrio financeiro, nós sejamos capazes de responder às aspirações concretas dos portugueses, de resolver os problemas dos portugueses”.
Alegre considera que a democracia em Portugal está em risco e “não pode degradar-se mais do que aquilo que já se degradou”. Por isso, espera que Pedro Nuno tenha “vontade, ousadia e capacidade de decisão” para “ganhar a democracia”.
“Somos muitos aqueles que confiam em tI, e aquilo que eu te quero pedir, como mais velho que sou, é que mereças essa confiança e mereças essa esperança“, acrescentou Manuel Alegre, citado na rádio TSF.
As eleições no PS decorrem já nesta semana, entre sexta-feira e sábado. José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião são os candidatos.