Pedro Nuno leva vantagem em todos os aspetos dentro do PS, mas Carneiro atrai mais à direita — e bate a concorrência como melhor primeiro-ministro. A maioria prefere coligação à esquerda e não um governo socialista em minoria.
Pedro Nuno Santos é o favorito na corrida à liderança do Partido Socialista (PS), de acordo com nova sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF.
O ex-ministro das Infraestruturas registou 52% das preferências contra apenas 26% de José Luís Carneiro quando a pergunta foi qual dos dois candidatos tem mais hipóteses de liderar o PS — 22% dos inquiridos estão indecisos.
Entre os eleitores socialistas — os únicos que votam nas internas do PS — Pedro Nuno Santos tem uma vantagem ainda mais significativa em todos os aspetos; olhando para os eleitores do partido, 61% acham que Pedro Nuno vence as eleições internas e 59% acreditam que chega a primeiro-ministro.
E se Pedro Nuno parece ter consolidado seu apoio entre os eleitores de esquerda, incluindo simpatizantes do Bloco de Esquerda e CDU, o apoio a Carneiro é mais expressivo entre os eleitores de direita, o que destaca a sua capacidade de atrair um espectro político mais amplo.
E para primeiro-ministro?
Dos inquiridos, 50% acreditam que Pedro Nuno tem mais probabilidades de se tornar primeiro-ministro — mas isso não significa que seria a melhor opção para o cargo.
José Luís Carneiro, com 38% de apoio face aos 34% de Pedro Nuno, é visto como um potencial melhor primeiro-ministro por uma margem ligeiramente maior — apesar de praticamente um quarto dos inquiridos (24%) ainda estar indeciso.
“Geringonça” é para continuar
Em relação a uma vitória sem maioria absoluta nas legislativas, a maioria prefere acordos ou coligações à esquerda, em vez de um governo socialista em minoria.
Esta preferência é ainda mais acentuada entre os eleitores do PS, refletindo uma inclinação para a continuidade da “geringonça”.
Não, nenhum destes. Por favor!
O verdadeiro PS onde anda? Os radicais assaltaram o partido. Maduro parece mais contente. Para ele, a Península Ibérica parece estar no bom caminho.