Cargueiro afunda-se ao largo de ilha grega. Há 13 desaparecidos

Apenas um dos tripulantes foi resgatado, “em estado de choque”. Avaria mecânica e ventos fortes afundaram o “Raptor”. Corrida contra o tempo conta com várias embarcações e helicópteros na operação de resgate.

Um navio cargueiro que transportava sal afundou-se esta madrugada na Grécia, a 4,5 milhas náuticas (8,3 quilómetros) a sudoeste de Lesbos, perto da costa da Turquia.

13 membros da tripulação estão desaparecidos, segundo a guarda costeira grega, que tem de momento cinco cargueiros, três embarcações da Guarda Costeira, helicópteros da Aeronáutica e da Marinha e uma fragata a participar na operação de resgate.

A guarda costeira resgatou, até à data, um dos 14 tripulantes, que foi transportado de helicóptero. O sobrevivente estava “em estado de choque”, disse um porta-voz da guarda costeira à AFP. O paradeiro dos restantes ainda é desconhecido.

Terá sido uma avaria mecânica, entre ventos fortes, a obrigar à emissão de um pedido socorropelas 08h00 deste domingo. O navio desapareceu do radar e terá entrado água no porão. A bordo estavam 14 tripulantes a bordo, entre os quais egípcios, sírios e indianos.

O navio de 106 metros construído em 1984, apelidado de “Raptor”, seguia equipado com a bandeira das Comores e tinha partido do porto de El Dekheila, no Egito, com destino a Istambul, na Turquia.

Um alerta de emergência meteorológica do Serviço Meteorológico Nacional (EMY) foi atualizado no sábado de “piora do tempo” para “fenómenos meteorológicos perigosos”, à medida que a Tempestade Oliver (também chamada Bettina) se deslocava do Mar Adriático em direção à Grécia.

O país tem sido atingido por inundações repetidas nos últimos meses após enfrentar uma série de tempestades.

A Grécia Central foi devastada em setembro por quantidades cataclísmicas de chuva despejadas pela Tempestade Daniel, destruindo colheitas e matando dezenas de milhares de animais de fazenda numa vasta área que é o coração da produção agrícola da Grécia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.