Puxão de orelhas a Ventura. Notícias falsas do Chega são “desinformação”

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António Pedro Santos / Lusa

André Ventura, presidente do Chega

O Chega e o seu líder, André Ventura, usaram grafismos semelhantes ao jornal Público e à Rádio Renascença em publicações de notícias falsas nas redes sociais, para “credibilizar mensagens” numa “acção de desinformação”.

A conclusão é da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) numa deliberação desta sexta-feira, 15 de Setembro.

Estão em causa mensagens divulgadas por André Ventura na rede social Twitter, agora designada X, onde veiculou notícias falsas do jornal do Chega com grafismos similares ao Público e à Renascença.

A manipulação de imagem e conteúdo visou “credibilizar as mensagens” partilhadas por Ventura, “aproveitando o imediatismo com que se consome o conteúdo das redes sociais” e levando o público a associar a informação à imagem de órgãos de comunicação social conhecidos.

“A publicação, por André Ventura, de imagens que emulam o Público e a Rádio Renascença pode configurar uma acção de desinformação“, pode ler-se na deliberação da ERC.

A entidade reconhece que não tem competências directas sobre a difusão de desinformação, mas salienta que “não pode deixar de advertir contra este tipo de procedimentos”.

Fonte oficial da ERC tinha confirmado à Lusa, a 21 de Agosto passado, que o organismo já tinha recebido uma participação sobre notícias falsas de que a Renascença e o Público foram alvo por parte de André Ventura e que a mesma se encontrava “em apreciação”.

ZAP // Lusa

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