O seu filho porta-se mal na escola? A culpa pode ser da vista da sala de aula

A pesquisa descobriu uma correlação entre salas de aula com vistas para árvores e alunos com menos problemas comportamentais.

Um estudo inovador publicado na International Journal of Environmental Research and Public Health indica que a visibilidade de árvores a partir das janelas das salas de aula pode influenciar positivamente o comportamento das crianças.

A pesquisa descobriu que os alunos em salas de aula com vista para árvores exibiam menos comportamentos de externalização, como desafio e agressão. No entanto, vistas de outros elementos naturais não mostraram um efeito semelhante.

Os efeitos terapêuticos da natureza no bem-estar mental têm sido reconhecidos há muito tempo. A natureza, especialmente “espaços verdes” como parques e florestas, tem sido associada a níveis reduzidos de depressão, ansiedade e agressão em vários estudos.

Para as crianças, residir em ambientes próximos da natureza muitas vezes equivale a menos problemas comportamentais e menos sinais de hiperatividade e desatenção. O estudo focou-se em alunos do primeiro e segundo ano de três escolas primárias no Michigan, nos EUA. Os investigadores fotografaram as janelas das salas de aula para avaliar a percentagem de elementos naturais visíveis.

Os resultados mostraram que as crianças em salas de aula ricas em natureza demonstraram menos problemas comportamentais. Notavelmente, as vistas das árvores foram responsáveis por esta conexão, com outros elementos como relva, arbustos e o céu a não mostrar nenhuma correlação significativa. Além disso, a quantidade de natureza vista da sala de aula não se relacionou com problemas de atenção nas crianças, explica o PsyPost.

O estudo enfatizou a potencial importância das vistas da natureza, especialmente árvores, nas salas de aula para apoiar o bem-estar das crianças. Considerando que as crianças passam uma parte considerável do seu dia nas escolas, um fácil acesso à natureza pode ser benéfico.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.