Uma equipa de investigadores da agência atmosférica e oceânica norte-americana NOAA estava a explorar o fundo do mar, a uma profundidade de 3.2 quilómetros, quando encontrou um “ovo” dourado ao largo da costa do Alasca.
A descoberta do misterioso globo dourado nas profundezas do Oceano Pacífico deixou os cientistas intrigados.
A equipa de investigadores da NOAA Ocean Exploration descobriu a enigmática esférica a cerca de 402 quilómetros ao largo da costa sul do Alasca.
O achado foi realizado no decorrer da expedição Seascape Alaska 5, destinada a escrutinar territórios inexplorados do oceano, a profundidades que vão dos 200 aos 6.000 metros — e que está a ser transmitida em direto por livestream.
Localizado cerca de 3.2 quilómetros abaixo da superfície do oceano, perto de um vulcão extinto, o globo apresentava uma característica invulgar: um buraco que parecia ter sido rasgado na sua superfície.
“Algo tentou entrar… ou sair”, disse humoristicamente um dos investigadores, acrescentando uma dimensão misteriosa à descoberta.
Segundo o Miami Herald, o enigma desencadeou no seio da equipa uma série de teorias, desde referências aos X-Files até a filmes clássicos de monstros.
Com alguma cautela, os cientistas usaram um braço operado remotamente para recolher uma amostra do objeto. Uma análise inicial revelou que o objeto tinha uma textura surpreendentemente delicada, semelhante a tecido de pele.
O globo foi então cuidadosamente enviado para laboratório para testes adicionais, incluindo exames de ADN, para determinar as suas origens. Palpites preliminares dos membros da equipa incluem que possa ser uma casca de ovo única ou os restos de uma esponja do mar, mas a natureza do misterioso globo não está ainda determinada.
A descoberta do misterioso globo levanta mais questões do que respostas, deixando os investigadores intrigados e perplexos.
“Quando o nosso conhecimento coletivo não consegue identificar um dado objeto, estamos perante algo estranho”, concluiu um dos cientistas, que sublinha a complexidade das profundezas oceânicas inexploradas do nosso planeta.
Aguardemos então por informações conclusivas acerca do estranho objeto — e do que poderá ter provocado o estranho buraco. Assim à primeira vista, parece de facto que algum alien poderá dali ter saído.