O que fazer quando o nosso filho não quer trabalhar?

2

O jovem tem 23 anos, não tem qualquer ambição laboral. Em resumo: não quer fazer nada. Os pais pedem ajuda.

Ter um filho, criança ou adolescente, que não quer estudar já pode ser mau para os pais. Mas aí o filho ainda se pode “safar”, sobretudo se estiver atento durante as aulas.

Ter um filho, já adulto, que não quer trabalhar pode ser um cenário mais angustiador para os pais.

Foi com aperto e com preocupação que a mãe (ou pai) de um jovem apareceu recentemente no Reddit para deixar a pergunta: “Filho de 23 anos não vai ter um emprego, como tirá-lo da toca do coelho anti-trabalho?“.

No texto, lê-se que o filho é um “radical anti-trabalho”. O próprio apresenta-se como tal. Por isso, quer viver sem trabalhar.

E, alega o jovem, a culpa é do próprio Reddit, onde foi criado o subreddit “anti-trabalho”.

“Ele disse que esse subreddit o iluminou e agora ele está preso nessa mentalidade anti-trabalho“, descrevem os pais, que acrescentam que o filho não quer mudar. Não tem emprego desde Outubro do ano passado e dificilmente terá outro em breve.

Trabalhar não lhe interessa, não quer saber. Acha horrível cada anúncio de emprego. Teve o seu primeiro emprego e durou lá… três meses.

E, com salários baixos, diz que, mesmo se conseguir um emprego, não vai a lado nenhum. Não tem motivação para qualquer emprego e diz que nunca se vai candidatar. Seria “impensável” ter um emprego.

A sua rotina: ver vídeos no YouTube, transmitir jogos de vídeo no Twitch (e ninguém vê), visitar outros países, experimentar comidas, rir-se de memes.

O filho faz terapia há meses, mas não resulta.

Os pais querem que ele deixe de ser assim: “Eu literalmente não posso pagar as contas porque ele é um grande peso, com esta inflação relacionada com a guerra”.

“Estou a perder o juízo. O que fazer?”, pergunta a mãe ou pai.

Sugestões

Há respostas a essa pergunta entre os comentários. O portal Your Tango destacou algumas.

Os utilizadores do Reddit sublinham que é preciso mostrar ao filho as consequências de ele não trabalhar. “Mostrar amor duro“.

“Esta é a resposta: ele não terá problemas em não trabalhar até sentir as consequências de não trabalhar“.

Há conselhos para os pais deixarem de pagar todas as contas, obrigando o filho a contribuir para as despesas da casa.

Ou, por exemplo, cortar no auxílio que lhe dão: “Se não estiveres pronto para deixá-lo sem casa, não lhe dês nada além de pão, água e um lugar para ficar. Sem internet, sem telefone, sem computador, sem TV. Todos esses são luxos reservados às pessoas que participam da sociedade”.

Há comentários que sublinham que esta situação é complexa, quer a nível emocional como económico.

No entanto, alguém reparou num aspecto fundamental: o contexto.

Neste caso, o contexto geográfico: é que o caso relatado decorre na Hungria.

“Muitos destes comentários apresentam perspectiva ocidental, onde as opções de emprego para jovens são um pouco melhores do que na Europa oriental”, lê-se um comentário.

Perguntaram qual é a especialidade do filho, formou-se em quê? “Ciência da Computação, na universidade com pior classificação – que é uma conhecida ‘fábrica de diplomas falsos’“.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Tecnologias , I.A , Vivencia Virtual , Automatização de tudo e mais alguma coisa , Mentes Jovens bloqueadas , profissões mal renumeradas en comparação do custo de Vida , futuro incerto! . En suma , quem quer ser trabalhador Manual , explorado e mal pago ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.