Em Itália, os pobres comem melhor do que os ricos

3

Francesco Lollobrigida / Instagram

O ministro da Agricultura de Itália, Francesco Lollobrigida

O ministro da Agricultura e da Soberania Alimentar da Itália, Francesco Lollobrigida, tornou-se alvo das críticas da oposição ao afirmar que os pobres frequentemente “comem melhor do que os ricos”.

Está aberta mais uma polémica em Itália relacionada com o ministro da Agricultura e da Soberania Alimentar da Itália, Francesco Lollobrigida.

Durante um evento em Rimini, reporta a agência de notícias italiana ANSA, o ministro afirmou que “os pobres comem frequentemente melhor do que os ricos“.

Segundo Lollobrigida, isso acontece porque as pessoas com rendimentos baixos compram alimentos de qualidade, “diretamente com o produtor” — e com preços acessíveis.

A Itália, diz o ministro, vive assim numa situação inversa à dos Estados Unidos, onde quem tem mais dinheiro “come melhor” e quem tem menos “compra comida de baixa qualidade”.

As palavras do ministro não foram bem recebidas nos meios políticos italianos.

Não precisamos de paródias quando temos um governo que vive noutro planeta”, atacou Elly Schlein, líder do do Partido Democrático, de centro-esquerda .

Já o deputado Angelo Bonelli, da Aliança Verdes e Esquerda, afirmou que Lollobrigida nunca viu as filas para refeições na Cáritas, entidade beneficente da Igreja Católica. “Essa direita perdeu a ligação com a realidade”, acrescentou Bonelli.

Por sua vez, o partido anti-sistema Movimento 5 Estrelas disse que o ministro da Agricultura “superou-se”. É uma bofetada na cara de todas as pessoas que estão em dificuldades dramáticas e sofrem para fazer as compras, esmagadas por uma inflação altíssima“, realça a formação política italiana.

Francesco Lollobrigida esteve recentemente envolvido em controvérsia com o governo irlandês, que aprovou legislação que prevê que as garrafas de bebidas alcoólicas sejam rotuladas com etiquetas sobre os riscos do consumo excessivo de álcool.

Em abril, o ministro abriu uma “guerra alimentar” aos alimentos feitos em laboratório, que considera que “não garantem qualidade, bem-estar e proteção da cultura e da tradição italiana”.

Lollobrigida pertence ao partido Irmãos da Itália, liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni. Nenhum dos dois governantes se pronunciou sobre a controvérsa ideia de que os pobres italianos comem melhor do que os ricos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. É perfeitamente possível uma pessoa viver – bem alimentada, com qualidade – com 50 Euros por mês.
    Desde que saiba cozinhar, equilibrada e não desperdice!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.