
O dia 31 de Agosto vai trazer a superlua cheia maior, mais próxima e mais brilhante de 2023. A próxima superlua azul só será em 2032.
Em agosto de 2023, os céus do planeta Terra irão abrigar uma “superlua azul”, um fenómeno astronómico raro que não deve ser perdido. A próxima oportunidade para testemunhar este evento só acontecerá em 2032.
Contrariando o nome, a superlua azul não tem um brilho azul. A origem do termo “lua azul” remonta a há vários séculos, quando era usado para descrever um evento impossível. No entanto, após uma erupção vulcânica no século XIX, que deu à lua uma tonalidade azulada, o termo “lua azul” começou a ser usado para descrever eventos raros.
Hoje em dia, em termos astronómicos, uma “lua azul” refere-se à ocorrência de quatro luas cheias na mesma estação, em vez das habituais três. Mais recentemente, o termo também é usado para descrever a segunda lua cheia que ocorre num único mês do calendário, explica o Science Alert.
Já a “superlua” ocorre quando a lua está na sua posição mais próxima da Terra, durante uma nova fase ou lua cheia. Quando ambos os fatores ocorrem ao mesmo tempo, temos uma “superlua azul”.
Em agosto de 2023, teremos a rara ocorrência de duas superluas no mesmo mês. A primeira já foi no dia 1 de agosto, com a lua a parecer aproximadamente 7,1% maior e quase 15,6% mais luminosa do que a lua cheia média.
Para quem perdeu a primeira superlua, haverá outra oportunidade na extremidade final do mês, no dia 31 de agosto. Esta segunda superlua será 0,1% maior e mais brilhante do que a primeira. O Farmer’s Almanac, que tem acompanhado os movimentos da lua por séculos, prevê que esta superlua azul será a “superlua cheia mais próxima, maior e brilhante de 2023”.
Apesar de nenhuma dessas luas parecer azul, elas podem parecer ligeiramente laranja. Isso ocorre porque as luas cheias de agosto tendem a aparecer mais baixas no horizonte, o que faz com que os comprimentos de onda de luz mais curtos, como o azul, sejam reduzidos, deixando os comprimentos de onda mais longos, como o vermelho e o laranja, para brilhar.
A última vez que uma superlua azul deste tipo apareceu nos nossos céus foi em 2018, tendo sido ainda mais vermelha que o normal devido a um eclipse lunar, o que deu à lua uma aparência grande, brilhante e avermelhada.
O próximo evento lunar deste tipo está previsto para 31 de janeiro de 2037. Até lá, teremos que nos contentar com duas superluas azuis com um tom alaranjado – uma em agosto de 2023 e outra em agosto de 2032.