Zelenskyy demite embaixador que o criticou em directo

3

Sergey Dolzhenko/EPA

Volodymyr Zelenskyy

O “sarcasmo” apontado por Vadym Prystayko. Oleg Soskin considera que a situação na Ucrânia “está por um fio” e Zelenskyy só tem uma opção: sair já.

Volodymyr Zelenskyy não tem estado à altura do cargo que ocupa, já falhou diversas vezes desde que a guerra começou e deve deixar já de ser presidente da Ucrânia.

As críticas foram deixadas por Oleg Soskin, cientista político ucraniano, citado no jornal Komsomolskaya Pravda.

O especialista afirmou num vídeo: “A situação está por um fio. O que Zelenskyy, os servos do povo e o Conselho Supremo podem fazer? Nada. Precisamos de reiniciar”.

Soskin deixou a sua lista de falhas por parte do Governo de Kiev, desde que começou o conflito com a Rússia.

Alega que Zelenskyy não conseguiu proteger instalações militares da Ucrânia, não conseguiu produzir e reparar equipamentos e drones, e também falhou na questão da adesão à NATO, além de “arruinar” o negócio de grãos.

Tudo junto, cenário na guerra complicado e um país, a Ucrânia, cheio de dívidas com muitos países.

Vá embora antes que seja tarde demais. A hora está a chegar”, alertou.

O mesmo Oleg Soskin já havia dito que a Ucrânia iria ter um problema sério ao longo dos próximos meses: os EUA iriam deixar de apoiar os ucranianos, quer a nível militar, quer a nível financeiro.

Deu um prazo máximo de três meses (até Agosto) até isso acontecer.

Soskin considera que, nos EUA, está a crescer a noção de que há muita corrupção à volta do presidente da Ucrânia, que assim deixará de merecer o apoio norte-americano.

Oleg Soskin foi conselheiro de Leonid Kuchma, o político que esteve mais tempo enquanto presidente da Ucrânia: entre 1994 e 2005.

Embaixador demitido

Volodymyr Zelenskyy não se demite mas já demitiu um embaixador: Vadym Prystayko, que era embaixador da Ucrânia no Reino Unido.

Não há justificação oficial para este saída, mas uma troca de palavras entre o presidente da Ucrânia e e o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, pode estar na origem da emissão.

Ben Wallace disse que a Ucrânia deveria mostrar mais gratidão aos outros países – que “não são a Amazon” – e Zelenskyy disse que não percebeu o que Wallace quis dizer e acrescentou “Vamos telefonar todos os dias a Ben Wallace para lhe agradecer. Ele que me escreva para me explicar como é que devemos agradecer”.

Vadym acha que esta reacção foi num tom de sarcasmo: “Esse tipo de sarcasmo não é saudável. Não temos de mostrar aos russos que algo se passa entre nós”, reagiu o agora ex-embaixador, na Sky News.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. O zelensky é tão ou mais corrupto que os nossos políticos! Onde poderem meter a mão metem, então em altura de guerra deve ser uma maravilha desviar fundos para as offshores dele!

  2. Alguma dúvida que todas as guerras são oportunidades concretizadas de roubar? Nem por isso se deixou de combater em todas elas e, por vezes, justamente.

  3. Que dizer então , Sra . Luisa 12 , do Putin que descarta de maneira mais ou menos “dócil” e por vezes “fatal”, os seus subalternos difamadores , desde o inicio do conflito ? ……..Será também Ele , considerado como corrupto , além de Psicopata que é ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.