Morreu o galardoado chef luso-francês Serge Vieira

Serge Vieira / Instagram

O chef luso-francês Serge Vieira com a mulher, Marie-Aude

O chef luso-francês Serge Vieira, galardoado com duas estrelas Michelin, morreu este sábado, em França, vítima de doença prolongada, informou a família.

O jovem chef Serge Vieira faleceu esta manhã depois de uma longa batalha contra a doença, quando tinha apenas 46 anos de idade.

A morte do chef luso-francês foi confirmada numa publicação na sua página de Instagram.

Serge Vieira acaba de deixar este mundo após uma longa batalha contra a doença”, lê-se na publicação. “Conhecemos o amor de Serge por sua região e o seu desejo de colocar Chaudes-Aigues e Cantal no mapa dos destinos gastronómicos.

“Em simbiose com a esposa, Marie-Aude, a missão foi cumprida: há pessoas que chegam de longe para saborear tanto a gastronomia como o enquadramento natural que a sublima”, acrescenta o post na rede social.

“A sua família, amigos e colaboradores estão a sofrer, e sentem até que ponto a personalidade e o talento de Serge deixaram em si uma marca indelével“, salienta o texto.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Serge Vieira (@sergevieiraofficiel)

Serge Vieira tinha conquistado em 2005 o prémio “Bocuse d’Or”, considerado a “Copa do Mundo” da confeitaria e que foi criado pelo lendário chef Paul Bocuse.

Segundo o Lusojornal, publicado para a comunidade portuguesa, Serge Vieira geria desde 2009 com a mulher, Marie-Aude, os restaurantes “Relais et Château” — “Restaurant Serge Vieira”, com duas estrelas Michelin, no antigo castelo de Chaudes-Aigues, no Cantal.

O castelo, um “espaço fora de série“, tinha sido mandado renovar por Serge Vieira com linhas contemporâneas, misturando pedra, metal e vidro.

Segundo a mesma publicação, o casal também abriu, há poucos anos, o hotel de quatro estrelas e bistrô “Sodade”.

O gosto de Serge Vieira pela cozinha vinha, como ele próprio confessou ao LusoJornal, da avó portuguesa.

Serge Vieira era o único português com duas estrelas no Guia Michelin em França, apesar de haver vários outros portugueses e lusodescendentes com uma estrela no conhecido guia gastronómico.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.