Meta tem novo gerador de discurso movido a inteligência artificial capaz de editar áudios, ler mensagens em diversas línguas e de… imitar os seus amigos.
A Meta revelou um novo gerador de discurso IA capaz de editar áudios e ler mensagens em seis diferentes línguas, mas não se fica por aqui.
O Voicebox é também capaz de replicar as vozes dos utilizadores. Para tal proeza, basta alimentar o programa de ficheiros de áudio com uma duração mínima de dois segundos.
“Este tipo de tecnologia pode ser usada no futuro para ajudar criadores a editar facilmente faixas de áudio, permitir que pessoas com incapacidade visual ouçam mensagens escritas de amigos nas suas próprias vozes e possibilitar que as pessoas falem em qualquer linguagem estrangeira na sua própria voz”, lê-se em comunicado da empresa, emitido a 16 de junho.
Com a informação fornecida, a ferramenta “combina o estilo auditivo” da pessoa em causa e, numa questão de segundos, dá à luz uma réplica da voz de um amigo ou familiar gerada por IA.
A possibilidade e permissão da replicação da voz de amigos e familiares estende-se inquestionavelmente à voz de todos nós, por ser pública e de fácil acesso.
Eventuais falhas de segurança do Voicebox poderão levantar problemas relacionados com esquemas de phishing, desinformação ou roubo de identidade.
É por esse mesmo motivo que, para já, a nova ferramenta está em fonte fechada.
“Há muitas utilizações possíveis para os modelos geradores de discurso, mas devido a potenciais riscos de uso indevido, não estamos a tornar o modelo Voicebox público neste momento”, escreveu a Meta.