Um submarino britânico da II Guerra Mundial foi descoberto no Mar Egeu, a 200 metros de profundidade. O H.M.S. Triumph foi usado em missões que incluíam o desembarque de agentes dos serviços secretos britânicos.
Um submarino britânico datado da II Guerra Mundial foi descoberto no início deste mês no Mar Egeu, entre a Grécia e a Turquia, a uma profundidade de 203 metros.
O submarino, com a designaão militar de H.M.S. Triumph, que desapareceu juntamente com a sua tripulação em 1942, foi finalmente encontrado — quase 80 anos depois.
A descoberta foi feita pela equipa do investigador grego Kostas Thoctarides, que anunciou a descoberta numa publicação no Facebook.
“Esta foi a missão mais difícil que já realizei na vida”, diz o investigador. Thoctarides tinha ouvido falar da existência do navio pela primeira vez em 1998 e procurou-o durante quase 25 anos.
O H.M.S. Triumph foi usado em missões que incluíam o desembarque de agentes de agências britânicas de intelligence, como aSpecial Operations Executive e o MI9, e em operações de resgate de soldados presos em fuga para Alexandria, no norte do Egito.
A última patrulha do HMS Triumph foi em dezembro de 1941. O submarino partiu de Alexandria e deveria regressar a Inglaterra para manutenção e reparações, depois de realizar duas operações especiais e patrulhar uma área específica do Mar Egeu. Nunca chegou a regressar, nem se soube qual o seu destino.
Com mais de 84 metros de comprimento e uma largura de quase 8 metros, na altura da sua última viagem o submarino tinha uma tripulação de 64 pessoas, que incluía sete oficiais, 55 tripulantes e dois militares das forças especiais — que operavam embarcações de transporte de mantimentos e pessoas de e para o submarino.
Os últimos sinais do HMS Triumph foram registados a 23 de janeiro de 1942.