A Polícia Judiciária vai iniciar esta terça-feira buscas na barragem do Arade, no distrito de Faro, relacionadas com o desaparecimento de Madeleine McCann, há 16 anos, disse à Lusa fonte policial.
As buscas serão acompanhadas por autoridades alemãs e inglesas e deverão durar entre dois a três dias, indicou a mesma fonte.
Segundo a Sky News, as operações de busca terão início na próxima quinta-feria, a pedido das autoridades policiais alemãs.
Esta operação decorre de uma Decisão Europeia de Investigação (as antigas cartas rogatórias) dirigida pelas autoridades da Alemanha a Portugal e centram-se na barragem do Arade, situada a cerca de 50 quilómetros da praia da Luz, local onde a criança desapareceu, em maio de 2007, quando passava férias com os pais.
O local costumava ser frequentado por Christian Brueckner, suspeito do desaparecimento da menina conhecida por Maddie, então com 3 anos de idade.
Christian Brueckner, 45 anos, está a cumprir pena em Kiel (Alemanha) por outro crime. Foi também acusado em outubro do ano passado pela justiça alemã de três crimes de violação e dois de abusos sexuais de crianças em território português, alegadamente cometidos entre 2000 e 2017.
A procuradoria de Brunswick adiantou que as acusações então deduzidas contra Christian Brueckner não se relacionam com o caso do desaparecimento da criança britânica num aldeamento turístico na Praia da Luz, Lagos, Algarve.
Em 2021, a polícia alemã disse ter novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann. De acordo com o procurador Hans Christian Wolters, coordenador da investigação alemã, as autoridades têm “novas evidências que adicionam novos desenvolvimentos ao processo que será apresentado contra o principal suspeito” de raptar Madeleine.
Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse em 2020 estar “certo” de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, “nunca” chegará a julgamento.
Madeleine McCann desapareceu misteriosamente de um ‘resort’ na praia da Luz a 3 de Maio de 2007, numa altura em que Brueckner vivia numa autocaravana perto do local.
Recentemente, o podcast “Crime e Castigo” do Correio da Manhã recordou que uma das teorias aponta que a criança já teria desaparecido antes de os pais terem dado o alerta naquele dia 3 de Maio.
ZAP // Lusa
Sinceramente ……16 Anos depois , pensam encontrar o quê onde seja que for ?…..