Mistério da dimensão dos Andes pode ter sido resolvido

(CC0/PD) etifae / Pixabay

Cordilheira dos Andes

Graças a uma nova abordagem, cientistas acreditam ter descoberto uma explicação para o gigantesco tamanho da Cordilheira dos Andes.

A Cordilheira dos Andes é uma das maiores cadeias montanhosas do mundo, com uma extensão de mais de 8.900 quilómetros e atingindo até 7 quilómetros de altura. Mas como é que esta gigantesca cordilheira surgiu?

Geólogos da Universidade de Copenhaga utilizaram um método recentemente desenvolvido para analisar o movimento da placa tectónica sul-americana que formou os Andes.

As placas tectónicas podem criar cordilheiras quando secções mais lentas da crosta terrestre são forçadas a subir por regiões que se movem mais rapidamente. No entanto, é difícil para os geólogos acompanhar a velocidade dos movimentos tectónicos em escalas de tempo inferiores a 10 a 15 milhões de anos.

De acordo com o ScienceAlert, os investigadores utilizaram o método de movimento relativo de placas (MRP) para estimar o movimento absoluto de placas (MAP) e identificar um abrandamento de 13% em partes da placa há cerca de 10 a 14 milhões de anos e um abrandamento de 20% há 5 a 9 milhões de anos.

Estes abrandamentos explicam algumas das características que se observam atualmente nos Andes.

A placa de Nazca, imediatamente a oeste dos Andes, comprimiu as montanhas e fê-las crescer mais alto nos períodos até aos dois abrandamentos. Os investigadores sugerem que parte da cordilheira pré-existente atuou como um travão tanto na placa de Nazca como na placa sul-americana. Quando as placas abrandaram a sua velocidade, as montanhas tornaram-se mais largas.

A equipa considerou que as correntes de convecção no manto alteraram-se ou que a delaminação foi responsável pelo abrandamento. Mas é necessária mais investigação e mais dados para determinar a causa.

O novo método de análise utilizado no estudo permite aos especialistas saber mais sobre as interações entre as placas tectónicas. Pode ser utilizado para todas as placas, desde que estejam disponíveis dados de alta resolução.

Esta investigação revela detalhes sobre a formação da cordilheira dos Andes, mas ainda há muitas perguntas sem resposta. Como é que os Andes se tornaram tão grandes? A que velocidade se formaram? Como é que a cordilheira se sustenta? E acabará por colapsar?

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.