Kazuyoshi Miura, que está a disputar a sua 38ª temporada de futebol profissional, jogou por inúmeros clubes em todo o mundo, incluindo o Palmeiras, do Brasil, o Génova, de Itália, e o Dinamo Zagreb, da Croácia.
Decorriam 56 minutos da visita do FC Porto a Paços de Ferreira deste sábado, quando, num contra-ataque rápido, a equipa da casa, reduzida a 10 desde a primeira parte, poderia ter inaugurado o marcador.
Alexandre Guedes, lançado numa correria e isolado frente a Diogo Costa, preparava-se para rematar à baliza quando o inesperado acontece: Pepe, que parte uns bons metros atrás do pacense, ultrapassa-o em velocidade e bloqueia o remate.
Já não há palavras para descrever a capacidade física que o central internacional do FC Porto mostra em campo. Pepe tem 40 anos, mas não é sequer (nem lá perto) o jogador mais velho no futebol profissional em Portugal.
Kazuyoshi Miura tem 56 anos. E também este sábado, juntou mais uma conquista à sua longa carreira, depois de se ter estreado num jogo da Liga Portugal SABSEG.
O avançado japonês, que joga no Oliveirense por empréstimo do Yokohama FC desde o início deste ano, entrou em campo aos 90 minutos, numa vitória por 4-1 frente ao Académico de Viseu no sábado.
De acordo com a ficha de jogo disponível no site da liga portuguesa, a presença de Miura fez do avançado nipónico “o jogador de futebol mais velho de sempre a jogar no futebol português, com 56 anos, um mês e 24 dias“.
Miura, apelidado de “Rei Kazu” pelos fãs, está na sua 38ª temporada de futebol profissional, tendo passado por uma série de clubes em todo o mundo, incluindo Palmeiras, Génova, Dinamo Zagreb e Vissel Kobe.
Miura é o jogador de futebol profissional mais velho no ativo, contando com 12 títulos no seu palmarés. Entre eles, destacam-se duas ligas japonesas, uma liga croata e a conquista de uma Taça Asiática, ao serviço da seleção.
Esta será a sua quinta experiência fora do Japão depois de passagens por Itália, Brasil, Croácia e Austrália.
Miura foi 89 vezes Internacional-A pelo Japão, é o segundo maior marcador de todos os tempos do país, com 55 golos. O seu último jogo internacional foi em 2000.