Ministro avisou que queria a CEO da TAP na famosa reunião um dia antes da audição no Parlamento. Costa, Medina e Pedro Nuno “queimados”.
Christine Ourmières-Widener, presidente-executiva da TAP, contou no Parlamento que houve uma reunião “extra” um dia antes de uma audição com os deputados, em Janeiro.
A CEO da empresa esteve com o deputado do PS, Carlos Pereira, e membros dos gabinetes dos ministros das Infraestruturas e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares. No entanto, Christine assegurou que não houve perguntas combinadas.
O deputado Carlos Pereira, que esteve presente na audição da terça-feira passada, não disse quem o convidou para esse encontro. Antes, PSD e Chega exigiram saber se algum deputado do PS da comissão de inquérito tinha estado nessa reunião em Janeiro; e não queriam continuar a audição com a presença de Carlos Pereira.
De acordo com o Correio da Manhã, foi João Galamba a exigir a presença de Christine Ourmières-Widener nessa famosa reunião.
O gabinete do ministro das Infraestruturas enviou um e-mail ao gabinete da ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes – que coordena as actividades do Parlamento com a agenda do grupo parlamentar do PS.
“A Christine também vai”, lia-se no e-mail.
PS descontente, líderes “queimados”
Este processo TAP arrasta-se e vai “destapando” cada vez mais situações duvidosas relacionadas com o Governo de António Costa e com o Partido Socialista.
E agora, até dentro do próprio PS, há descontentamento e incómodo das bases em relação a este caso e aos métodos do Governo, segundo o Jornal de Notícias.
Elementos do PS acreditam que a saída de Christine da TAP está inserida na estratégia de Fernando Medina numa guerra interna com o grupo de Pedro Nuno Santos. Foi Medina a demitir a presidente da empresa, numa conferência de imprensa.
Quer o ministro das Finanças, quer o ex-ministro dos Transportes, Infraestruturas e Habitação, são vistos como hipóteses mais fortes na lista de sucessores de António Costa.
Mas ambos ficaram “queimados” nesta situação da TAP.
Galamba é alvo
Mas quem está a ser o alvo da oposição é João Galamba. O ministro das Infraestruturas deveria ser demitido, segundo a Iniciativa Liberal, e deverá ser ouvido com urgência em comissão de inquérito, de acordo com o PSD.
Suspeita-se de violação do regime jurídico dos inquéritos parlamentares, do estatuto dos deputados e do código de conduta, ao organizar o tal encontro com deputados do PS, anunciado por Christine Ourmières-Widener.
Do lado do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua exige que Costa assuma “as suas responsabilidades” em relação à TAP.
Demite-te, pá!
Pedro Nuno Santos, Fernando Medina e João Galamba partilham o mesmo estilo arrogante que Costa também tem mas disfarça melhor! Sempre achei que são perigosos os governantes que estão certos da sua infalibilidade, não aceitam contraditório, e não olham a meios para alcançar objetivos. Que pena que seja este o futuro do PS!
Por este caminho ainda pedem a demissão do PR.
É um facto incontornável que membros deste governo tem feito muita “borrada” mas daí a malhar constantemente no governo só para ter que dizer coisa é demais.
É de mais? Só têm feito asneiras ( ?) que não lembram ao diabo, umas atrás das outras, parece que são os donos do país, brincam co toda a gente, incluindo as camada sociais que normalmente são as suas eleitoras, e ainda não chega? Rua, eleições ou seja o que for preciso fazer antes que esta cambada deixe o país no estado em que o deixou o Sócrates!!!
O Galamba é um desastre para Portugal. O que é que este individu está a fazer num partido como o PS?
Então o Sr. João Galamba é mentiroso? Não me digam? Que exemplo este senhor e outros como ele nos dão! Onde para o Sr. Presidente da República? Está em jejum quaresmal? Venha a público dizer o que será importante dizer. Cole-se ou desole-se do Governo. Quando as coisas correm mal a este Governo desaparece o Sr. Primeiro Ministro. Por onde anda? Está em reflexão ao ter no seu Governo pessoas que mentem ao País?