As plantas “gritam” quando sentem dor — e já podemos ouvir o barulho

3

Um novo estudo conseguiu reduzir a frequência dos sons emitidos pelas plantas em situações de stresse para que humanos consigam ouvi-los.

A questão de se as plantas sentem dor é controversa na comunidade científica e ainda não há propriamente uma resposta definitiva.

No entanto, alguns estudos sugerem que as plantas são capazes de responder a estímulos negativos de uma forma que pode ser interpretada como uma forma de defesa, embora não necessariamente como dor no sentido que os seres humanos entendem.

As plantas têm sistemas nervosos muito diferentes dos animais, mas isso não significa que não possam sentir ou responder a estímulos. Por exemplo, as plantas podem detetar a presença de nutrientes, água e luz e ajustar o seu crescimento e desenvolvimento em resposta a esses estímulos.

Um novo estudo sugere que as plantas podem emitir sons quando sentem dor. Embora outros animais e plantas consigam ouvir, as suas lamúrias não são audíveis pelo ouvido humano.

Os investigados captaram os estalos e cliques de plantas stressadas, que foram sintonizados para que humanos consigam ouvir, explica a VICE.

Quando submetidas a situações de stresse, como ferimentos e desidratação, as plantas produzem ruídos ultrassónicos que podem ser audíveis para animais e plantas a até cinco metros de distância, descobriram os cientistas.

Eis a gravação de áudio de sons de plantas. A frequência foi reduzida para que seja audível pelos ouvidos humanos:


Os investigadores captaram ruídos de alta frequência de plantas de tabaco e tomate. O som das plantas era tão específico que uma ferramenta de machine learning foi capaz de dizer se uma planta estava com sede, a sofrer cortes ou fazia parte de um grupo de controlo com base apenas no padrão das suas vibrações acústicas.

Os resultados “podem alterar a forma como pensamos sobre o reino vegetal, considerado quase silencioso até agora”, lê-se no estudo publicado esta quinta-feira na revista Cell.

Estudos anteriores já sugeriam que as plantas podem emitir vibrações acústicas formando e rebentando bolhas de ar no seu sistema vascular. Agora os cientistas sabem que uma planta stressada pode produzir até 50 sons por minuto.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Eles estão tão obscados que não acreditam. Eu já tinha lido sobre este assunto, talvez, alguns 4, 5 anos atrás. Um dia ao fazer um comentário com um vegetariano, eles respondeu; que eu estava louca. Que as plantas não sentem emoções. Mas sentem estímulos e reagem, como: o sol, água, sombra, frio, calor, música, ao falarmos com elas, desenvolvem de forma mais rápida. Ao ler um artigo, dste género, fiz a experiência, com algumas plantas, quer com música e falar. O resultado foi positivo!

  2. Peço desculpa à natureza pelo meu ato bárbaro de jardinagem, com corte de relva, poda de árvores e sei lá que outras torturas mais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.