Problema pode ter tido origem num sistema instalado na ponte em 2020 e que tinha como objetivo dissuadir suicídios.
A ponte Golden Gate, situada em San Francisco, na Califórnia, está atualmente a ecoar uma melodia que assusta todos os que a atravessam. De facto, não seria de esperar de uma estrutura deste tipo que rangesse ou gemesse perante uma rajada de vento.
No entanto, é precisamente isto que alguns dos indivíduos que lá passaram relataram — com muitas destes episódios a aparecerem no Twitter. Por exemplo, numa das publicações feitas é possível escutar um ruído semelhante a um uivar que se prolonga através da estrutura. O ruído é de tal forma alto que as pessoas podem ouvi-lo dentro dos próprios carros enquanto atravessam o tabuleiro.
Para além dos condutores, também os indivíduos que vivem nas imediações da estruturas se têm queixado do barulho, que aumenta sempre que os ventos ficam mais fortes.
De acordo com os especialistas, o barulho pode ter origem num equipamento que foi instalado na ponte em 2020. A estrutura foi fixada no caso de ventos fortes e foi acrescentado um corrimão com ripas mais finas do que o que existia anteriormente, em parte para dissuadir os suicídios, lembra o IFL Science.
No entanto, rapidamente se tornou evidente que isto veio com alguns efeitos secundários não intencionais, uma vez que ventos fortes de 35,4 quilómetros por hora ou mais fortes vindos de oeste criam um som de baixa intensidade e ventos de 43,5 quilómetros por hora ou mais criam um som de maior frequência.
O tom mais baixo é mais problemático, uma vez que parece alcançar distâncias mais longas. No entanto, juntos criam uma ponte que dá concertos com bastante frequência.
Felizmente, tais questões são tidas com seriedade e os engenheiros já elaboraram um plano para as resolver. Testar os corrimões num túnel de vento permitiu-lhes analisar exatamente como o som é criado e encontrar uma forma de o impedir de acontecer, o que já resultou numa proposta.
A solução consiste numa série de clipes em forma de U que seriam colocados nas extremidades de cada ripa para perturbar o fluxo de ar que atravessava e evitar os pequenos vórtices que se pensa estarem a criar o ruído. Os clipes reduziram os sons em 75% e apenas fizeram um ruído audível em ventos de 101,4 quilómetros por hora ou acima.
De acordo com os engenheiros, é a solução mais rentável, mas a instalação dos clips nos dois lados de todas as 12.000 ripas não será barata — as novas modificações custarão cerca de 450 mil dólares.
“A solução proposta será invisível para a maioria dos utilizadores da Ponte e, o que é importante, não afetará a estabilidade estrutural da Ponte durante ventos fortes e persistentes. A instalação deverá estar completa na primeira metade de 2023“, diz a proposta.