A RotorX, uma empresa especialista em aeronaves com asas rotativas com sede no estado do Arizona, nos EUA, anunciou o lançamento do carro voador elétrico Dragon para 2023.
Esse modelo tem como diferencial ser projetado para apenas uma pessoa e não precisar de licenças de piloto para ser conduzido.
Segundo a fabricante, o Dragon pode voar a uma velocidade máxima de 100 km/h, com altura máxima de 30 metros. A autonomia é de 20 minutos, graças às baterias de lítio acopladas em cada um dos oito motores elétricos de 16 kW. A maior “restrição”, por assim dizer, é o peso do passageiro, limitado a 113kg.
O carro voador dispensa as licenças justamente pelas suas limitações operacionais e pelo seu tamanho considerado ultraleve pela FAA, o órgão regulador da aviação dos Estados Unidos. Os seus sistemas de segurança incluem, por exemplo, um recurso de aterragem automática por sensor e um paraquedas balístico que pode ser acionado a qualquer momento.
Para controlar o Dragon, o piloto terá à disposição um joystick de fácil manejo com três eixos, como noutras aeronaves leves. Por ser um eVTOL, a sua decolagem é vertical.
Para montar em casa
Uma das coisas mais inusitadas do RotorX Dragon é que será vendido num kit para montar em casa. A empresa diz que é muito fácil de construí-lo, já que o seu corpo é alumínio espacial leve. No entanto, caso o cliente deseje, pode levar o produto à sede da fabricante, que fornecerá todo o suporte.
Além disso, a RotorX compromete-se a oferecer treinos aos clientes para uma rápida adaptação ao carro voador.
O RotorX Dragon chega ao mercado em setembro de 2023 por 99 mil dólares. O preço de pré-venda das primeiras 100 unidades, porém, é de 85 mil dólares.
ZAP // Canaltech
Vamos deixar de estar seguros em nossas casas. Vão começar a chover carros : (
Se o passageiro esta limitado a 113kg so 1% da população americana o pode comprar., isso a partida torna este projecto inviavel.