/

Elon Musk já não é o homem mais rico do mundo

jurvetson / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O CEO da Tesla foi ultrapassado por Bernard Arnault, CEO do grupo de marcas de luxo LVMH, que tem um património de 188 mil milhões de dólares.

Desde Janeiro de 2021 que Elon Musk ocupava o lugar cimeiro na lista de pessoas mais ricas do mundo da Forbes, tendo destronado Jeff Bezos, CEO da Amazon. Mas há agora um novo homem mais rico que chutou Musk para o segundo lugar.

Bernard Arnault, CEO do grupo de marcas de luxo e de cosméticos LVMH. O empresário francês tem um património de 188 mil milhões de dólares, enquanto que o CEO da Tesla e da SpaceX se fica pelos 177 mil milhões, de acordo com a Forbes. Coisa pouca, portanto.

O grupo LVMH inclui marcas como Christian Dior, Fendi, Givenchy, Marc Jacobs, Stella McCartney, Loewe, Loro Piana, Kenzo, Celine, Sephora, Princess Yachts, TAG Heuer, Bulgari ou Tiffany & Co.

A fortuna de Musk está muito ligada ao valor das acções da Tesla, tendo a sua subida meteórica de mais de 1000% nos últimos dois anos sido a grande responsável para que fosse coroado como o mais rico do mundo.

No entanto, o valor das acções tem caído a pique ultimamente e já desvalorizam em metade desde o início do ano, muito em parte devido à polémica compra do Twitter por parte de Musk, por 44 mil milhões de dólares.

Depois de ter comprado uma quota na rede social no início do ano, Musk fez uma oferta de 44 mil milhões de dólares em Abril para comprar a totalidade do capital da empresa. Em Julho, o CEO da Space X voltou atrás na palavra, retirando a sua oferta alegando estar preocupado com o número de contas falsas na plataforma.

Isto deu aso a uma batalha legal entre Musk e os executivos do Twitter, tendo o empresário acabado por ser obrigado a cumprir a promessa e comprar a rede social. Desde então que a empresa tem estado envolvida em várias polémicas devido aos despedimentos de funcionários e à política da compra de selos azuis.

Dav Ives, da firma de investimentos Wedbush Securities, acredita que o “circo” em torno do negócio para a venda do Twitter fez mossa no preço das acções da Tesla.

“Musk passou de um superherói para as acções da Tesla para um vilão aos olhos da bolsa e a ameaça cresce com cada tweet. O circo com o Twitter danificou a marca de Musk e é uma ameaça para as acções da Tesla. Musk é a Tesla e a Tesla é Musk”, refere à BBC.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.