Há postos com preços abaixo de 1,50€ por litro. Desde o fim de Outubro a descida é considerável e preços estão abaixo do pré-guerra.
Como já se esperava, o gasóleo e a gasolina estão mais baratos em Portugal, nesta segunda-feira.
O barril de Petróleo – sobretudo o Brent, referência para os mercados na Europa – não chega aos 80 dólares.
Ao contrário do que aconteceu na semana passada, não houve uma actualização no desconto sobre o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e, por isso, os preços baixaram mesmo.
Nesta segunda-feira cada litro de gasolina deve baixar sete cêntimos, enquanto o gasóleo baixa 9,5 cêntimos por litro.
Cada posto tem autonomia para alterar os preços mas, em média, o litro do gasóleo simples ronda os 1,65 euros, menos um cêntimo do que a gasolina simples.
No portal Preço dos Combustíveis Online, verifica-se que há postos a vender cada litro – gasolina e gasóleo – abaixo de 1,50 euros.
O posto mais barato referenciado é em Paços de Brandão, onde a gasolina custa nesta segunda-feira 1,40 euros por litro.
Estes preços estão bem abaixo do que se verificava antes do dia 24 de Fevereiro, o dia em que começou a guerra na Ucrânia.
O portal Eco lembra esse registo e acrescenta: desde o final de Outubro o litro de gasóleo desceu 40 cêntimos e o de gasolina baixou 30 cêntimos.
Após picos constantes ao longo de 2022, com os preços a superarem os 2 euros em diversos momentos, agora o preço do gasóleo já desce há oito semanas consecutivas.
Só logo nos primeiros dias do ano, a 10 de Janeiro, encontrávamos o gasóleo mais barato; e a gasolina não estava tão “barata” desde Maio de 2021, há mais de um ano e meio.
FINALMENTE! Começava a ser um luxo atestar depósitos! Agora o problema são as compras de supermercado! Tanta xu lice!
Acho bem que o Estado não volte a colocar por enquanto os impostos sobre os combustiveis aos niveis de antes da guerra, a população não deve ter desculpas para que não se apoie a Ucrania da terrivel invação russa. Todos somos a favor da liberdade e da justiça, mas os pricipios muitas vezes chocam com valores económicos. Ja basta o aumento nos bens alimentares , nos combustiveis uma vez que o Estado pode ajudar que o continue fazendo.
Há hoje um artigo no Expresso. Trata-se apenas de acabar com a rússia. O resto pouco ou nada interessa, ao que parece.
O que será que o governo se vai lembrar de fazer, para não reduzir os lucros?
A Russia quer acabar com a Ucrânia e desestabilizar o mundo. O barril devia baixar para 30 dólares e já era muito bom!
Gozam literalmente com a cara das pessoas estes Neoliberalistas que se julgam donos do mundo. Quando lhes apetece sobem e descem. Quando têm que prestar contas dizem que a culpa é da guerra a leste. Tudo tangas.
Acordem portugueses e vão para a rua! Abram os olhos! Larguem o futebol!
Neoliberalistas????!!!!
Estuda!
O problema que decorre da inflação é exactamente o que expressa esta notícia.
Os preços sobem exponencialmente e, quando descem, o assunto é apresentado como uma coisa maravilhosa.
Esquecem os milhões que foram arrecadados pelas petrolíferas e os milhões que nós tivemos que largar para sustentar lucros obcenos.
E a verdade, contudo, é que mesmo a 1,50 o gasóleo continua caro.