Divagar num site por causa dos 8 mil milhões. Depois até origina um artigo com muitos números invulgares.
Confessamos: no ZAP, esta terça-feira foi dia de divagação pelo portal Worldometer.
O site não foi propriamente inventado ontem – já existe há quase 20 anos – mas foi uma fonte frequente neste caso por causa de termos chegado aos 8 mil milhões de habitantes na Terra.
O Worldometer, que apresenta estatísticas, em tempo real – com base em números oficiais e consequentes simulações – praticamente “confirmou” durante a manhã que já somos mesmo 8 mil milhões de pessoas.
Além da população mundial, há contabilidades relacionadas com governos, economias, sociedade, comunicação social, ambiente, alimentação, energia e saúde.
Há a opção de vermos os números do ano inteiro ou apenas do dia em causa.
Centremo-nos no “hoje” – tendo sempre em conta que os números estão em actualização constante e que vamos colocar aqui o que estava visível no momento da elaboração do artigo.
Hoje, quarta-feira, já foram produzidos cerca de 73 milhões de carros, 135 milhões de bicicletas e 209 milhões de computadores.
Foram vendidos 3.5 milhões de telemóveis, 337 mil televisões e já foram gastos 150 milhões de euros em jogos de consola.
Para quem gosta de ler, fique a saber que já foram publicados quase 4 mil livros e andam a circular 233 milhões de jornais.
No ambiente, já foram emitidas 50 milhões de toneladas de dióxido de carbono, com 13 mil toneladas de químicos tóxicos libertados para o ambiente. Já foram utilizados 6 biliões de litros de água.
Só hoje já morreram mais de 15 mil pessoas devido a fome.
Mais de 10 mil crianças, com menos de 5 anos, já morreram hoje, enquanto houve quase 60 mil abortos.
Ainda na saúde, já foram fumados mais de 7 mil milhões de cigarros hoje – e morreram 7 mil pessoas por causa do tabaco (o dobro dos números de mortes devido a álcool). Quase 1.500 pessoas cometeram suicídio.
E já agora, que nos está a ler através da internet, uma última partilha: quase 5 mil milhões de pesquisas no Google, 144 mil milhões de e-mails enviados e 5.5 mil milhões de utilizadores da internet. Hoje.
Ah, e somos 8,000,215,028 humanos.
A grande questão que sempre me pousei , é , porque continuam certas Pessoas a procriar en condições extremamente adversas , no Universo das espèces animais , há certas especes que só se reproduzem se as condições de sobrevivência são favoráveis . No entanto , poque não se fala em Intervenção , Sanitária , Educativa , Estrutural e Formativa nos Países de Origem subdesenvolvidos , en vez de facilitar o trafico Humano que faz lembrar o Negócio da Escravidão ?