A linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa pode arrancar já em 2028 apenas com comboios operados por Espanha. Isto porque a CP – Comboios de Portugal pode não ter condições para adquirir antes os comboios preparados para circular na nova linha.
O adiamento no perdão à dívida histórica da CP pode deixar a futura linha Porto-Lisboa de Alta Velocidade nas mãos da operadora espanhola de comboios, a Renfe, que já no próximo ano terá um veículo ferroviário preparado para circular a 300 km/hora, como noticia o Eco.
O Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) prevê o lançamento do concurso público para a compra de 12 novos comboios de Alta Velocidade. Mas esses comboios não podem ser comprados com financiamento do Estado.
Portanto, o investimento de 336 milhões de euros que está em causa tem de ser feito com fundos próprios da empresa. Deste modo, o processo depende do saneamento da dívida histórica da CP, segundo atesta o Eco.
No OE2022 estão definidas verbas para a redução de mais de 80% do passivo da empresa. Mas quando o ano está a terminar, nada avançou nesse sentido. O Governo estará a preparar um novo pedido de autorização ao Parlamento para injectar 1,899 mil milhões de euros na CP, segundo já anunciou o Público.
Mas com tudo isto, os comboios que fazem falta para operar em Alta Velocidade podem demorar a chegar. É que o processo de compra é bastante burocrático e é preciso passar por várias fases, incluindo a autorização do Governo, um concurso público internacional e a encomenda ao fabricante escolhido.
“Espanha pode desarmar concorrência de Portugal”
Assim, mesmo que o concurso público seja lançado em 2023, “não é expectável que as novas composições cheguem à CP antes de 2030“, aponta o Eco.
Nessa altura, poderá ser a espanhola Renfe a ficar com a operação em Portugal. É que a partir de 2023, a empresa do país vizinho já terá em circulação um comboio de Alta Velocidade, o Avril, para circular entre Ourense e Santiago de Compostela a 300 km/hora
Deste modo, “Espanha pode desarmar completamente a concorrência de Portugal e do resto da União Europeia, onde domina a bitola europeia e são raros os comboios de bitola variável” que existe apenas nos dois países da Península Ibérica, repara o Eco.
Quanto à “limpeza” da dívida da CP, depende da autorização da Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) e a referida publicação assegura que Portugal ainda não apresentou qualquer pedido nesse sentido.
Deverá ser o Ministério das Finanças a conduzir o processo, mas mantém-se “em silêncio” sobre os passos que estarão a ser dados. O Ministério das Infraestruturas, que tutela a CP, também nada esclarece.
O caso já gera “desconforto dentro do Governo”, pois “defende-se que não é necessária qualquer autorização por parte da DG Comp” e que “basta uma comunicação formal à concorrência europeia”.
Acho bem. Vamos todos ser espanhóis.:-))))))))))))))) O gás, a eletricidade, os combustiveis em Espanha são mais baratos que em Portugal.
Fala por ti!
A electricidade é mais cara em Espanha!…
o preço medio da Eletricidade em Espanha é igual ao de Portugal, o Gaz em Espanha cifra-se por metade do de Portugal.
Preço Medio Eletricidade Portugal 99,52 €/MWh – Espanha 99,52€/Mwh
Preço Gaz Botija em Portugal 27€ – Espanha 10 a 12€
De Notar que os Ordenados em Espanha são muito superiores aos dos de Portugal, Somente a Nível de Políticos os Ordenados dos Portugueses são muito superiores aos dos Espanhóis ou qualquer outro Político da Europa (Entenda-se Deputados)
Só disparates e mentiras!!
Isso é o preço no mercado do retalho – para o consumidor final a electricidade mais cara em Espanha.
É gás e não gaz.
Em Espanha, o butano (12,5Kg) custa 19,55€.
Em Portugal (13Kg) custa, no máximo, 29,41€.
Também é mentira que o ordenado dos políticos seja superior ao dos espanhóis!
lá está vc contando patranhas sem Provas, mais uma vez lhe digo pesquise na Net sobre os Preços do Gás atuais e não venha para aqui inventar.
Pode inventar o que quiser para parecer superior aquelas pessoas que acreditam em Tudo , quanto aos que estão atualizados isso não funciona .
Por isso Note os Valores e se tiver Provas em Contrario Demonstre.
Ordenado Mínimo Políticos Portugueses -3624€
Ordenado Mínimo Políticos Espanhóis – 2981€
Pode confirmar isto no site Poligrafo do Sapo , a não ser que o Sr. Só acredite naquilo que acha verdadeiro para si e que também tem de ser para os outros.
Porque estás à espera que os nuestros hermanos depois nos façam os preços deles, certo?
Tásse mesmo a ver… És mesmo anjinho….
Assim que apanharem o “bisenésse” já se sabe onde é que nós vamos “apanhar”….
uma coisa é certa esse comboio nunca será para nós…
Quem é o “nós” da sua frase?
Exacto, é só para humanos…
Porque diabo hei-de pagar a dívida da CP. Não utilizo comboios, não tenho hipótese de utilizar comboios, poque é que vou ter que pagar por aquilo que não utilizo. Já paguei bancos e nunca tive dívida com eles, paguei a TAP e nunca utilizei. Arrr que estou farto de pagar aquilo que não usufruo.
Eu também não utilizo o combóio.
Mas isso implica que tenha vurteza de vista em relação às vantagens a nível nacional.
É de opinião que devam fechar todos os centros de saúde, porque não utiliza nenhum?
A linha de alta velocidade é uma novela exatamente igual ao novo aeroporto de Lisboa…
Temos uma linha do norte entre porto e lisboa onde foram investidos centenas de milhões de euros, nos ultimos anos, e só serve para comboios “a vapor”. É uma linha que em alguns troços é de via única, alguns troços com uma pequena chuvada ficam intransitáveis, etc… e depois quando apanhamos o alfa pendolar entre Porto e Lisboa verificamos que apenas em breves momentos se atinge os 220 km/h. Se o Alfa fizesse o percurso a 220 km/h na maioria do percurso um comboio de alta velocidade permitia ganhar apenas alguma dezena de minutos não justificando o valor astronomico que será investido.
O novo aeroporto de lisboa é a mesma novela. Temos um aeroporto em Beja construido e funcional a 1,5 horas de Lisboa. Vamos fazer um em santarém a 1 hora de Lisboa? Vasta ver o exemplo em grandes cidades europeias que são servidas por aeroportos a 2 ou mais horas de distancia… mas em portugal não até os voos lowcost tem que aterrar no centro da cidade. só vai faltar aterrar à porta do hotel…
E ordenado igual a Espanha, gaz, combustiveis,….
Casas, restaurantes … tudo igual a Espanha … Sugestão, Espanha esta a 2 ou 4 horas de distancia da sua localização, porque não se muda ?!!!!
Caramba, nem tudo é melhor la fora … por isso eles vem para cá