Sporting 3-1 Casa Pia | Rugido leonino abafou gansos atrevidos

Manuel de Almeida / Lusa

O palco de Alvalade assistiu a um belíssimo espectáculo. O Sporting foi perdulário na etapa inicial, o Casa Pia foi matreiro e liderou o marcador, mas os “leões” não tiraram o pé do acelerador e conseguiram desmontar a estratégia dos comandados de Filipe Martins.

Clayton abriu o “placard”, Paulinho, Nuno Santos e Pedro Gonçalves foram os artilheiros “verdes-e-brancos” numa segunda parte de bom nível dos homens de Rúben Amorim.

Quarenta e oito minutos de alta rotação em Alvalade. O Sporting voltou a exibir-se num óptimo nível, pressionou de forma eficaz o opositor, explorou os três corredores e foi amealhando inúmeras ocasiões de golo.

Porém, ora o desacerto na hora da finalização – 12 remates (cinco enquadrados) – ora o “gigante” Ricardo Baptista – cinco intervenções, com 1,4 golos evitados – iam adiando o tão procurado golo. Edwards (5’) e Trincão (20’) dispuseram das situações mais flagrantes.

Os “gansos”, que se iam soltavam para o ataque em dois/três toques, explorando as asas dos velozes Godwin e Clayton, viram o avançado brasileiro atirar ao poste aos 16 minutos e, já a fechar, não perdoaram o buraco que se abriu na defensiva leonina.

Godwin, que recebeu uma intercepção mal medida de Morita, desmarcou o dianteiro que apontou o seu terceiro tento na Liga.

Ao quarto remate os “gansos” marcaram na primeira vez que enquadraram um “tiro” no alvo. Sem qualquer dúvida, o guardião dos casapianos era o melhor ao descanso com um GoalPoint Rating de 7.4.

O ritmo vertiginoso prosseguiu na etapa complementar, com parada e resposta.

“Pote” atirou ao lado (49’), Clayton finalizou mal em mais uma aceleração de Godwin (52’), Trincão, antes de ser substituído por Paulinho, atirou aos ferros (53’), Godwin (55’) viu Adán negar-lhe o 0-2 e, no espaço de apenas oito minutos, os de Alvalade deram a volta ao texto.

Paulinho empatou (55’), Nuno Santos (57) decretou a “remontada” e, da marca dos 11 metros, “Pote” (65’) carimbou o resultado final.

Sem forças, o Casa Pia não voltou a conseguir organizar-se, o Sporting foi gerindo a vantagem e ainda deu minutos aos jovens Chico Lamba (substituiu Marsà ao intervalo), Nazinho e Mateus Fernandes.

A equipa de Amorim, que acumulava três desaires nos últimos quatro jogos, voltou a vencer e está a apenas três pontos do FC Porto. Por sua vez, os forasteiros, perderam pela primeira vez fora de portas em seis duelos, somando agora quatro vitórias, um empate e um desaire.

Melhor em Campo

Pedro Gonçalves foi um dos líderes da reviravolta do Sporting. Imprimiu velocidade ao ataque e teve gás para pressionar o adversário sempre que os “leões” não tinham a bola.

Autor do último golo da noite, acumulou em 70 minutos sete remates (três enquadrados), três passes para finalização, dois passes aproximativos, 43 acções com a bola (oito na área adversária).

No plano defensivo, foi importante, como referimos, com três acções defensivas no meio-campo adversário, três desarmes, uma intercepção e o título de MVP com um GoalPoint Rating de 7.3.

Destaques do Sporting

Pedro Porro 7.0

Não há pai para o espanhol. A diferença entre ele e a concorrência no plantel é gigantesca e hoje voltou a ficar provada com mais uma exibição decisiva. É dele o remate que está na génese do empate, é ainda dele a assistência para o tento de Nuno Santos e por centímetros não festejou um golo aos 63 minutos.

O ala espanhol saiu aos 75 com três remates, uma assistência, oito cruzamentos, quatro passes aproximativos, 75 acções com o esférico, quatro desarmes e dois alívios. Apenas pecou nas 18 perdas de bola registadas e em ter acertado um dos cinco dribles tentados.

Morita 6.7

O nipónico encheu o campo, demonstrando uma enorme disponibilidade física e um sentido táctico considerável que confundiu a estratégia do Casa Pia. Dos seus dados, realce para dois remates, sete passes aproximativos, 64 acções com a bola (quatro na área adversária), sete recuperações da posse, três acções defensivas no meio-campo do oponente e três passes/cruzamentos bloqueados. A rever: as sete perdas da posse registadas.

Ugarte 6.6

Boa partida do uruguaio, que se mostrou com dois remates, apenas três passes falhados em 54 feitos (94% de eficácia), quatro intercepções, cinco recuperações de posse e cinco acções defensivas no meio-campo do Casa Pia.

Paulinho 6.4

O “mal-amado” saiu do banco para liderar a remontada com um golo pleno de oportunismo, no único remate que fez. Somou ainda oito passes aproximativos recebidos, 37 acções com a bola (duas na área adversária), quatro recuperações de posse, duas acções defensivas no meio-campo adversário e quatro desarmes. A nota não foi mais elevada pelas 11 perdas de bola registadas, quatro maus controlos de bola e dois desarmes consentidos.

Nuno Santos 6.3

Está a realizar uma grande época. Nas últimas cinco jornadas apontou três golos e gizou duas assistências. Na noite deste sábado, destacou-se com quatro remates (metade foi ao alvo), três cruzamentos, cinco passes aproximativos e quatro acções com a bola na área contrária.

Edwards 6.3

Desperdiçou a primeira ocasião soberana de golo, demorou a definir alguns lances, mas ganhou liberdade quando Paulinho entrou em cena e deslocou-se para a ala direita. O inglês amealhou dois remates, quatro passes para finalização, o recorde de 11 acções com a bola na área dos “gansos”, três conduções aproximativas e acertou quatro dos 11 dribles tentados.

Matheus Reis 6.2

Outro dos elementos mais consistentes dos “leões”, exibiu-se em pleno com um passe para finalização, dois cruzamentos, seis passes aproximativos, quatro conduções aproximativas e quatro recuperações de posse.

Chico Lamba 5.9

“Performance” segura do jovem central, que não tremeu apesar das diabruras de Godwin. Dos números do camisola 73, realce para um passe para finalização, um passe de ruptura, um acerto de 95% no capítulo do passe (dois falhados em 40 feitos), quatro passes aproximativos, quatro recuperações de posse e uma falta sofrida.

Trincão 5.1

Não foi a noite mais feliz para o dianteiro que nos 53 minutos em que actuou desperdiçou duas boas ocasiões, contabilizou quatro acções com a bola na área do opositor, tendo, ainda, registado dez perdas de posse e quatro maus controlos do esférico.

Destaques do Casa Pia

Ricardo Baptista 7.2

Estava a ser um muro até ao momento em que Porro soltou uma bomba e na recarga, após uma intervenção incompleta, viu Paulinho empatar. A partir daí, o Sporting ainda festejou mais dois golos sem que o guardião tivesse hipóteses de defesa. Coleccionou sete defesas, sendo que em cinco deteve remates que ocorreram na área dos visitantes.

Fernando Varela 5.9

O experiente central realizou dois passes aproximativos, 46 acções com a bola, cinco recuperações da posse, quatro desarmes, duas intercepções, três alívios e dois remates bloqueados.

Clayton 5.6

Muito móvel, o avançado brasileiro esteve em destaque principalmente na primeira parte. Abandonou o encontro aos 64 minutos com cinco remates e um golo no único que enquadrou ao alvo.

Godwin 5.5

Enquanto teve gás, foi um verdadeiro perigo à solta em Alvalade com um dois remates, uma assistência, dois cruzamentos, três acções com a bola na área do Sporting, três conduções aproximativas e duas super aproximativas.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.