Os “bairros solares” dos CTT e EDP vão fornecer energia a cerca de 8 mil famílias e empresas portuguesas, permitindo poupanças na conta da luz.
Os CTT e a EDP assinaram uma parceria para a instalação de centrais de produção de energia solar em mais de 40 localizações. Os membros destes “bairros solares” vão ter poupanças de até 35% na conta da eletricidade.
De acordo com o jornal ECO, estima-se que a iniciativa possa chegar a cerca de 8 mil famílias e empresas nas várias localizações.
“Estes parques vão servir para fornecer energia renovável aos edifícios dos CTT”, lê-se no comunicado divulgado. Paralelamente, serão também criados estes bairros, “para que famílias e empresas possam também partilhar esta eletricidade renovável e beneficiar com poupanças reais nas suas faturas”.
Os CTT esperam “poupanças significativas” e uma produção anual de 8,8 gigawatts-hora que vai contribuir para evitar mais de 1.600 toneladas de emissões de dióxido de carbono.
A poupança na conta da luz dos consumidores dos “bairros solares” advém da instalação de cerca de 12 mil painéis solares, com uma potência instalada conjunta de seis megawatts-pico.
Os “bairros solares” são comunidades de energia em que todos podem receber energia solar e poupar na fatura da eletricidade.
Quem tem espaço, pode instalar painéis solares pela EDP — são os chamados “produtores”. Por outro lado, quem não tem espaço ou simplesmente não quer instalar painéis, pode juntar-se a um dos bairros — os chamados “vizinhos”.
Tanto produtores como vizinhos vão receber parte da energia produzida no bairro, com um desconto. “Não é preciso investir e ainda poupa na fatura da eletricidade”, explica-se no vídeo promocional da EDP Comercial.
A adesão ao projeto é aberta aos consumidores interessados que vivam na vizinhança das localizações escolhidas. A EDP divulgou uma lista completa com todas as localizações e as respetivas vagas disponíveis.