Convenção prevê envio de 870 hectómetros cúbicos mas, devido à seca, agricultores do país vizinho querem “fugir” ao acordo.
A seca que castigou muito a Europa ao longo deste Verão poderá criar um clima tenso entre Espanha e Portugal, devido ao fornecimento de água através dos rios que atravessam os dois países da Península Ibérica.
A associação ambientalista Zero já tinha avisado que a Espanha está a secar os rios Douro, Tejo e Guadiana.
A Zero fez as contas, pegando em dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, e alertou: no Douro há um terço do volume de água em falta face ao estabelecido nas convenções.
O regime de excepção também deverá ser evocado no caso do Rio Tejo (em caso de seca, está previsto que Espanha possa não entregar os caudais a Portugal).
Já o rio Guadiana esteve 20 dias sem atingir o caudal mínimo diário e 17% aquém do mínimo anual no início de setembro.
Nesta segunda-feira, houve uma manifestação em Espanha, um protesto contra o envio de água para Portugal através do Rio Douro.
Mais de 3 mil agricultores espanhóis juntaram-se em León, evocando também a seca para não cumprir o que ficou escrito na Convenção de Albufeira: enviar 870 hectómetros cúbicos até ao final de Setembro.
Os responsáveis do país vizinho informam que os agricultores de Salamanca e de León já estão a sofrer consequências do envio de água para Portugal. É uma “espoliação sem diálogo”, acusam.
Espanha tem cumprido nos caudais, assegura a Agência Portuguesa do Ambiente, mas a Zero disse ao jornal Correio da Manhã que o volume de transvase anual está a 20% do que estava planeado, ao longo do último ano.
O subdelegado do Governo em León, Faustino Sánchez, já lembrou: o envio da água para Portugal é obrigatório. Há duas barragens, em Almendra e Ricobayo, vão ter de ceder mais de metade da água que têm.
Eu queria ver se fosse ao contrário! O egoísmo tem limites. Deus tarda mas não falha.
Tudo fabricado por medida…
Objetivo, reduzir drasticamente a população, pouco a pouco vão conseguindo…
Não é preciso fabricar nada o idiota do ser humano trata disso sozinho e não será pouco a pouco.
Pois…
Então está na hora de os Portugueses deixarem de comprar produtos aos agricultores espanhois,
Julgo que esse seria o passo acertado criar um embargo a produtos espanhóis e começar já a divulgar essa possibilidade.
Acho que deviamos começar a investir em tecnologia que permita precipitar as nuvens que vêm de oeste e noroeste para que chova em portugal em vez de chover em espanha.
Se não fornecem água quando não há, têm que pagar multa por escoar a que há a mais quando chove!
De Espanha nem bom vento, nem bom casamento! Sempre assim foi!
E agora nem água…boa ou má 😉
O que eles merecem é de um boicote aos seus produtos.
Vamos fazer uma manifestação para privatizar o anticiclone dos açores responsável pela chuva na Europa e assim cobrar taxas pela agua que ele origina.. lá diz o ditado de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos.
A água é um bem de primeira necessidade temos de lhe dar prioridade com a construção de uma ou duas de possível tres centrais de dessalinização e deixar para segundo plano o hidrogénio.
Os espanhóis devem estar com os copos……..O rio Douro também passa em Portugal e não só em Espanha.
Sim, enviar a água do Alqueva para Huelva para agradar aos Espanhois e abandonar as plantações no Alentejo e Algarve… Porque eles não constroem centrais de dessalinização como o nosso governo quer fazer no Algarve e Alentejo? Huelva fica junto ao mar… Será que eles descobriram que sai mais barato ir buscar a água ao Alqueva e aqui em Portugal ainda ninguém teve essa ideia?
José
E o que vão fazer com com as águas resíduais.Vão continuar a deitalas para o mar
Este é um caso.
Porque não utizar essa água para rega
ESTAMOS TODOS A DOMIR