Agricultores em protesto. Querem que Espanha deixe de enviar água para Portugal

15

ZAP

Rio Douro

Convenção prevê envio de 870 hectómetros cúbicos mas, devido à seca, agricultores do país vizinho querem “fugir” ao acordo.

A seca que castigou muito a Europa ao longo deste Verão poderá criar um clima tenso entre Espanha e Portugal, devido ao fornecimento de água através dos rios que atravessam os dois países da Península Ibérica.

A associação ambientalista Zero já tinha avisado que a Espanha está a secar os rios Douro, Tejo e Guadiana.

A Zero fez as contas, pegando em dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, e alertou: no Douro há um terço do volume de água em falta face ao estabelecido nas convenções.

O regime de excepção também deverá ser evocado no caso do Rio Tejo (em caso de seca, está previsto que Espanha possa não entregar os caudais a Portugal).

Já o rio Guadiana esteve 20 dias sem atingir o caudal mínimo diário e 17% aquém do mínimo anual no início de setembro.

Nesta segunda-feira, houve uma manifestação em Espanha, um protesto contra o envio de água para Portugal através do Rio Douro.

Mais de 3 mil agricultores espanhóis juntaram-se em León, evocando também a seca para não cumprir o que ficou escrito na Convenção de Albufeira: enviar 870 hectómetros cúbicos até ao final de Setembro.

Os responsáveis do país vizinho informam que os agricultores de Salamanca e de León já estão a sofrer consequências do envio de água para Portugal. É uma “espoliação sem diálogo”, acusam.

Espanha tem cumprido nos caudais, assegura a Agência Portuguesa do Ambiente, mas a Zero disse ao jornal Correio da Manhã que o volume de transvase anual está a 20% do que estava planeado, ao longo do último ano.

O subdelegado do Governo em León, Faustino Sánchez, já lembrou: o envio da água para Portugal é obrigatório. Há duas barragens, em Almendra e Ricobayo, vão ter de ceder mais de metade da água que têm.

ZAP //

15 Comments

  1. Acho que deviamos começar a investir em tecnologia que permita precipitar as nuvens que vêm de oeste e noroeste para que chova em portugal em vez de chover em espanha.

  2. Vamos fazer uma manifestação para privatizar o anticiclone dos açores responsável pela chuva na Europa e assim cobrar taxas pela agua que ele origina.. lá diz o ditado de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos.

  3. A água é um bem de primeira necessidade temos de lhe dar prioridade com a construção de uma ou duas de possível tres centrais de dessalinização e deixar para segundo plano o hidrogénio.

  4. Sim, enviar a água do Alqueva para Huelva para agradar aos Espanhois e abandonar as plantações no Alentejo e Algarve… Porque eles não constroem centrais de dessalinização como o nosso governo quer fazer no Algarve e Alentejo? Huelva fica junto ao mar… Será que eles descobriram que sai mais barato ir buscar a água ao Alqueva e aqui em Portugal ainda ninguém teve essa ideia?

  5. José
    E o que vão fazer com com as águas resíduais.Vão continuar a deitalas para o mar
    Este é um caso.
    Porque não utizar essa água para rega
    ESTAMOS TODOS A DOMIR

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.