A arquitecta Cristina Rodrigues está a preparar uma peça têxtil, produzida por artesãs de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Amarante, que vai ficar em exposição permanente na Catedral de Manchester.
“Vou utilizar o bordado de Castelo Branco nesta peça que ficará em exposição permanente na Catedral de Manchester”, contou Cristina Rodrigues à Lusa.
O trabalho está já a ser executado e a artista portuguesa está a trabalhar em conjunto com o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco.
A execução da peça foi aprovada pelo secretariado do primeiro-ministro David Cameron.
Cristina Rodrigues explicou ainda que está a usar uma nova técnica na produção da peça, que vai ser realizada por artesãs de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Amarante.
Depois de concluída, a peça têxtil, que vai utilizar materiais como a seda, o linho e o algodão, vai ter um tamanho de 7 por 10 metros.
Nascida no Porto há 34 anos, Cristina Rodrigues radicou-se em Manchester, onde desenvolve a sua actividade profissional como arquitecta, artista, fotógrafa, investigadora e palestrante.
A artista divide actualmente a vida entre Manchester e Idanha-a-Nova, terra que adoptou como sua: “tinha que me sediar em algum lugar, para me enraizar, ter paz e poder criar”.
Actualmente, está a preparar duas grandes exposições que vão acontecer em 2015: uma em Portugal, no Mosteiro de Alcobaça (18 de abril), sob a chancela oficial da Presidência da República, e outra, no Reino Unido (a 21 de maio), no Palacete de Tatton Park.
/Lusa