A rede de bolsas Euronext anunciou que lançará um índice com 108 empresas mais cotadas no sector das tecnologias e que conta, no arranque, com a participação das portuguesas EDP Renováveis e Greenvolt.
Segundo noticiou esta terça-feira o Expresso, o Tech Leaders arranca esta terça-feira, embora as primeiras cotações só devam ser conhecidas no início de julho. Prevê-se que, no arranque, alcance uma capitalização de um total de um bilião de euros.
“Não estamos a competir com o NASDAQ [índice que reúne as melhores empresas de tecnologias da bolsa de Nova Iorque], mas a criar um mercado na Europa”, indicou o presidente da Euronext, Stéphane Boujnah, em conferência de imprensa telefónica, que decorreu esta terça-feira.
“Há um conjunto de empresas que, infelizmente, têm vindo a atuar num mercado fragmentado e que passam a poder a atuar a um nível continental (com o Tech Leaders)”, acrescentou Boujnah.
A entrada no índice – que não terá um número máximo – está restrita a empresas com capitalizações acima dos 300 milhões de euros, com resultados positivos nos últimos três anos. As que tiverem cotações acima dos mil milhões de euros não estarão obrigadas a demonstrar lucros anuais, devido à maturidade, disse a Euronext.
O novo índice será atualizado todos os anos, tendo esta primeira lista de 108 sido obtida a partir de um total de mais de 700 empresas que já se encontram listadas na Euronext, como é o caso da BNP Paribas, Goldman Sachs, HSBC, J.P. Morgan ou Société Générale.