Arkadi Voloj, líder da Yandex, demitiu-se após ter sido incluído no sexto pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia.
O russo Arkadi Voloj, co-fundador e diretor geral da Yandex, o maior motor de busca da Rússia, também conhecido por “Google russo”, demitiu-se na sexta-feira.
Voloj era presidente executivo da Yandex desde 2000, e foi incluído no sexto pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia, segundo o Observador.
“Arkadi Voloj, co-fundador da empresa, demitiu-se com efeito imediato dos seus cargos de diretor executivo da Yandex N.V. e dos cargos de direção e executivo nas suas filiais internacionais”, informou a empresa em comunicado.
A Yandex foi criada em 1997 é o maior motor de busca na Rússia. Já desenvolveu, até agora, serviços de táxi, e-commerce, entrega de comida, entre outros.
No entanto, o caso de Voloj não é único. Tigran Khudarverdyan, um dos principais responsáveis da Yandex, foi sancionado por Bruxelas
A 16 de março, Bruxelas já tinha sancionado Tigran Khudarverdyan, um dos principais responsáveis da Yandex, que resultou na demissão de Khudarverdyan.
A empresa adiantou também em comunicado que “nem a Yandex nem as subsidiárias do grupo foram incluídas nas listas de sanções da União Europeia, dos Estados Unidos ou do Reino Unido”.
A Yandex está cada vez mais isolada com a guerra russa na Ucrânia, à medida que investidores ocidentais abandonam a empresa e, segundo o Financial Times, já foi dizimado mais de 75% do valor da empresa nos últimos seis meses.