O ex-Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que foi a “decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal do Iraque”. Apressou-se a corrigir, dizendo que pretendia descrever a guerra do Presidente russo Vladimir Putin contra a Ucrânia.
O antigo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, condenou, durante um discurso esta quarta-feira, a “brutal e injustificada invasão do Iraque“, corrigindo imediatamente o seu erro: “Quero dizer da Ucrânia“.
“O Iraque também… De qualquer forma, são 75”, continuou o antigo governante, numa referência à sua idade.
O público que assistia ao discurso, em Dallas, riu-se.
Former President George W. Bush: “The decision of one man to launch a wholly unjustified and brutal invasion of Iraq. I mean of Ukraine.” pic.twitter.com/UMwNMwMnmX
— Sahil Kapur (@sahilkapur) May 19, 2022
Recorde-se que foi George W. Bush quem, em 2003, ordenou a invasão do Iraque, sob o pretexto de que o país, liderado por Saddam Hussein, estaria na posse de armas de destruição maciça. Duas décadas depois, Bush continua a ser duramente criticado por ter invadido o país asiático.
De acordo com o Público, muitos consideram-no um criminoso de guerra, o mesmo rótulo dado a Vladimir Putin após a invasão da Ucrânia.
As redes sociais não deixaram passar a gafe em branco.
“Não me estou a rir, e suponho que as famílias dos milhares de soldados americanos e das centenas de milhares de iraquianos que morreram nessa guerra também não”, disse o pivô Mehdi Hasan, da MSNBC, esta quarta-feira.
“Quantos americanos foram enviados por ele para morrer por uma mentira? Repugnante”, reagiu, por sua vez, Tim Young.
George W. Bush joked about invading Iraq tonight… what a trash person.
How many Americans were sent to die by him for a lie? Disgusting.
— Tim Young (@TimRunsHisMouth) May 19, 2022
Pelo menos 200 mil civis morreram como resultado da “violência direta relacionada com a guerra” durante a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, segundo dados do Instituto Watson para Assuntos Internacionais e Públicos da Universidade de Brown.
A dificuldade em contabilizar as mortes com precisão significam que o número de mortes foi, provavelmente, muito mais elevado.
Hahahahaaa…
Continua o mesmo tosco… e tem um instituto com o seu nome!…
Fugiu-lhe a boca parava verdade!!
Mais vale tarde do que nunca!
O Alzheimer é lixado !
Também não acho piada. Não me consigo rir com criminosos.
Hahashahahaha.
Foram os USA que invadiram o Iraque.
E parece que tal feito ficou decidido cá em Portugal, numa qualquer cimeira dos Açores, segundo dizem por aí os jornalistas.