Uma nova investigação confirma os resultados de estudos que sugeriam que fazer uma pose dominante pode fazer com que a pessoa se sinta mais forte e confiante.
Posar como o Super-Homem ou a Mulher Maravilha faz com que se sinta mais forte? Uma equipa de investigadores conduziu uma metanálise e descobriu que sim, a postura corporal e a pose de poder têm influência na nossa perceção de força.
Os cientistas concluíram que posturas dominantes podem ajudar as pessoas a sentirem-se e, possivelmente, a comportarem-se com mais confiança. A pesquisa confirmou aquilo que outros estudos mais pequenos já tinham sugerido. Foram tidas em consideração 130 experiências com um total de 10 mil participantes.
“Muitos desses estudos são inconclusivos e foram realizados com amostras pequenas. Além disso, os estudos às vezes apresentam resultados contraditórios”, explica o autor principal, Robert Körner.
Reunindo todos os resultados, os investigadores encontraram uma associação entre uma pose dominante e uma autoperceção mais positiva. “Uma pose dominante pode, por exemplo, fazer com que se sinta mais autoconfiante”, diz a coautora Astrid Schütz.
A mesma correlação verificava-se na persistência em tarefas e comportamento antissocial, mas esses efeitos eram menos robustos.
Alguns estudos sugeriam que estas mesmas poses podiam ter um efeito positivo nos níveis de testosterona e cortisol. No entanto, os resultados da metanálise, publicada recentemente na revista científica Psychological Bulletin, não corroboraram essas alegações.
“As descobertas sobre os efeitos fisiológicos da pose de poder não são robustas e não foram replicadas por grupos de pesquisa independentes”, explica Schütz.
Assim, uma pose à Super-Homem, com as pernas abertas, punhos na cintura e peito bem para fora, pode dar-nos uma maior perceção de força.
Ainda assim, tudo pode depender da pose, já que não há evidências que mostrem qual a melhor.