Segunda dose de reforço estava inicialmente prevista para o final do verão, com as autoridades de saúde a decidiram antecipar a inoculação à luz do aumento de casos.
As pessoas com 80 ou mais anos e os utentes de lares de idosos vão poder receber a quarta dose da vacina contra a covid-19 (segunda dose de reforço) já a partir da próxima semana. De acordo com a informação divulgada pela Direção Geral da Saúde, o processo inicia-se nos lares já a 16 de maio (segunda-feira), ao passo que os restantes indivíduos serão contactados, através de SMS ou chamada telefónica, e poderão ser inoculados nos centros de vacinação ou nos centros de saúde.
“A população elegível é de cerca de 750 mil pessoas, que devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção”, aponta o organismo. A DGS aponta que a medida tem como objetivo “melhorar a proteção da população mais vulnerável”, à luz do “atual aumento da incidência de casos da covid-19 em Portugal”.
A medida estende-se também às “crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos com condições de imunossupressão“, que passam a ser elegíveis para receber “uma dose adicional da vacina contra a covid-19, na sequência de parecer favorável da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19.” Quanto a estes jovens, o processo de vacinação deverá ocorrer de acordo com a “orientação e prescrição médica”.
Mas as pessoas ainda acreditam nesta história ?
Já chega!
Digam basta!
Digam não à vacina Covid, à máscara e às restrições que são todas inúteis e ilegais.
Desobedeçam! Ninguém é obrigado a cumprir restrições ilegais!